Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  17:10

No Piauí, ministro da Saúde orienta população e garante antídoto contra intoxicação por metanol no SUS

 Foto: Gabriel Paulino

Durante visita realizada ao Piauí neste sábado (4), onde participou de agenda administrativa ao lado do governador Rafael Fonteles, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez recomendações à população sobre o consumo de bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas, considerando os casos suspeitos de intoxicação por metanol em 12 estados do país. No Piauí, não há casos confirmados até o momento.

“Eu digo, como ministro da Saúde e como médico, que nesse momento se evite ingerir bebidas destiladas, sobretudo aquelas em que a garrafa é feita com a rosca. Os comerciantes, ao comprarem um produto como esse, estejam mais atentos nesse momento, tenham certeza da origem dessa compra. Se tiver qualquer dúvida sobre as características do lacre, pode consultar no Ministério da Agricultura. Lá tem as informações, porque quem vistoria a produção e a comercialização é a área da agricultura”, recomenda Padilha.

O ministro afirmou que o Governo Federal tem garantido em toda a rede Sistema Único de Saúde (SUS), o etanol farmacêutico para ser usado como antídoto em casos suspeitos de intoxicação por metanol. Segundo ele, foram adquiridas 4.300 ampolas de etanol farmacêutico para estoque estratégico dos hospitais universitários federais no Brasil e mais 12 mil ampolas, pelo Laboratório Nacional, que devem chegar próxima semana e serão distribuídas para os centros de referência de toxicologia espalhados pelo país.

Assim, está garantida a disponibilidade do etanol farmacêutico em toda a rede do SUS. Além disso, a Anvisa comunicou aos gestores estaduais e municipais sobre as 609 farmácias de manipulação no Brasil que têm capacidade para produzir etanol farmacêutico.

Mais de Saúde