
Mais uma parceria de sucesso entre o Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), e comunidades rurais foi consolidada na manhã desta sexta-feira (3). Desta vez, a ação contemplou a comunidade Luz, localizada na zona rural de José de Freitas, Norte do Estado.
Famílias receberam três unidades do Sistema Integrado de Produção de Alimentos (Sisteminha), tecnologia social desenvolvida e disseminada pela Embrapa, que promove segurança alimentar por meio de técnicas sustentáveis como piscicultura e horticultura em pequenas áreas.
A entrega foi realizada pelo secretário da Sada, Fábio Abreu, que viabilizou, por meio de emenda parlamentar de sua autoria, a implantação de 12 unidades do sisteminha nos municípios de José de Freitas, Campo Maior e União.
“É uma grande satisfação poder contribuir para a qualidade de vida destas pessoas. Estruturar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar, com produção de pescado, aves, hortaliças, ovos, frutas e verduras, representa ampliar oportunidades e garantir a inserção desses agricultores em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental. Com isso, favorecemos o aumento da produção, da produtividade e da renda familiar, garantindo uma vida melhor para os agricultores envolvidos e alcançando um número cada vez maior de beneficiados no Piauí”, enfatiza Abreu.
Uma das famílias contempladas foi a de dona Zélia Vieira. “Já vivemos dias difíceis, mas tudo tem seu tempo. Daqui a quatro meses, teremos mais de 400 alevinos e 200 galinhas para consumo e comercialização. Só tenho a agradecer pelo sistema implantado em nossa comunidade”, ressalta Zélia.
No Piauí, o projeto prevê a implantação de 60 unidades do Sisteminha em comunidades rurais, com fornecimento de materiais, equipamentos e insumos, além da capacitação dos beneficiados.
Nesta etapa de atendimento a 12 unidades, foram investidos, através de emenda parlamentar do então deputado federal Fábio Abreu, R$ 254.866,16. A implantação do projeto será em cinco territórios de Desenvolvimento (Carnaubais, Entre Rios, Cocais, Planície Litorânea, Vale do Sambito), e serão beneficiadas associações e cooperativas de comunidades tradicionais de agricultores familiares.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar