Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  11:19

Segurança em serviços públicos digitais o que você precisa saber

Navegar na internet tornou a vida mais fácil, isso é verdade. Hoje, não precisamos sair de casa nem para fazer mercado; podemos economizar tempo e até dinheiro quando pensamos em locomoção. Os benefícios são vários.

Por outro lado, existem muitas brechas de segurança quando falamos do ambiente online. O tempo todo, golpistas e hackers concentram seus esforços para tentar roubar informações pessoais e bancárias das pessoas que, se não estiverem atentas, podem cair em uma armadilha.

{H1} Como se prevenir para não cair em golpes?

O primeiro passo para se proteger é criar senhas fortes para os sites e aplicativos que você utiliza, inclusive quando você está acessando um serviço público digital. Use um gerador de senhas para criá-las e avaliar se o nível de segurança de cada uma está bom. Use palavras maiúsculas ou algumas letras em caixa alta, números e símbolos especiais (!&*).

Para estar seguro de que as suas senhas não serão compartilhadas, e para que você não precise decorar cada uma delas, faça a integração com um gerenciador de senhas: ele tem a função de salvá-las de forma criptografada para você.

{h2} O que são serviços públicos digitais?

Os serviços digitais oferecidos pelo governo municipal, estadual ou federal, são considerados serviços públicos digitais. Você pode utilizá-los para consultar informações pessoais e realizar emissão de documentos como CPF, CNH digital ou certidões, inclusive informações do seu veículo e pagamento de impostos e taxas; realizar solicitações e atendimentos; consultar benefícios sociais e serviços de saúde.

Sites como Poupatempo ou GOV são exemplos de plataformas que oferecem serviços públicos de forma online. A proteção de dados dos cidadãos se torna ainda mais importante em sites como esses, responsáveis por armazenar informações importantes sobre todos.

[H1] Outras formas de se proteger online

Cartilha de Segurança para Internet desenvolvida pelo CERT.br, um Time de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT) de Responsabilidade Nacional de último recurso, mantido pelo NIC.br, ensina como proteger suas contas de acesso, aplicativo de mensagens e e-mails; como manter a privacidade e a proteção de seus dados; proteger-se de golpes e fraudes e diversas outras situações.

Retiramos alguns pontos para prestar atenção quando estiver navegando online:

  • Tenha cuidado ao clicar em links recebidos via mensagens eletrônicas;
  • Use conexão segura sempre que estiver acessando seus e-mails por meio de navegadores web;
  • Mantenha seu navegador web atualizado, com a versão mais recente e com todas as atualizações aplicadas;
  • Habilite a verificação em duas etapas e as notificações de login, sempre que esses recursos estiverem disponíveis;
  • Somente acesse sua conta bancária por meio da página oficial do banco ou aplicativo por ele fornecido;
  • Antes de instalar um aplicativo ou módulo de proteção, certifique-se de que o autor/desenvolvedor é realmente a instituição em questão;
  • Não forneça dados de cartão de crédito em sites sem conexão segura ou em e-mails não criptografados.

Nunca compartilhe suas senhas, principalmente ao receber ligações e mensagens duvidosas que pedem seus dados pessoais ou pedem transações financeiras. Também não clique em links suspeitos!

Para sua segurança digital, preste atenção na autenticidade das plataformas, utilize senhas seguras e não deixe dados de cartões salvos em sites e aplicativos.

Mais de Geral