Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:39

Estudante ferido em ônibus que capotou em José de Freitas (PI) recebe alta; um paciente continua internado

 Fotos: Divulgação e TV Clube

O penúltimo dos pacientes que foram internados por conta do acidente em que um ônibus escolar capotou com 29 estudantes e 2 adultos na zona rural do município de José de Freitas (PI) recebeu alta e deixou o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) neste domingo (17). Uma adolescente de 12 anos morreu, 28 alunos e um monitor ficaram feridos no acidente.

Esses dois últimos pacientes são estudantes que precisaram passar por cirurgias ortopédicas por conta de fraturas na clavícula. Agora, há apenas um paciente ainda no HUT. A previsão é de que ele receba alta nesta segunda-feira (18).

Ao todo, 21 pacientes deram entrada na urgência do HUT na tarde da última quinta. 20 tiveram alta hospitalar e retornaram para casa. Outros feridos atendidos no hospital de José de Freitas, e não precisaram ser encaminhadas para Teresina.

As aulas continuarão suspensas na Escola José Amado de Oliveira até essa segunda-feira (18), na zona rural de José de Freitas. Após o acidente, as atividades foram suspensas em todas as escolas da rede municipal do município na última sexta-feira (15).

LEIA TAMBEM

Prefeitura já apurava denúncias contra motorista de ônibus escolar que tombou em José de Freitas (PI)

Ônibus Escolar tomba com 25 estudantes e deixa uma vítima fatal em José de Freitas

Motorista de ônibus escolar que capotou estava abalado demais para prestar depoimento, diz delegado

Menina de 12 anos morreu
A estudante Érica Pereira, de 12 anos, morreu vítima do acidente. O velório dela aconteceu na manhã de sexta-feira (15), na casa onde ela morava, na localidade São Mateus, zona rural de José de Freitas. O sepultamento ocorreu no final da tarde.

Érica estudava na José Amado de Oliveira, na localidade Porteira Velha. A casa onde ela morava com a família ficava a cerca de 2 quilômetros da escola. Na manhã de quinta, o motorista buscou ela e outros estudantes na comunidade, e o acidente aconteceu após ele percorrer 1 quilômetro de distância.

Por conta da tragédia, as aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino de José de Freitas foram suspensas na sexta-feira. A Secretaria de Educação da cidade explicou que a intenção é permitir que a comunidade escolar possa processar o que aconteceu.

31 pessoas no ônibus
De acordo com a Prefeitura de José de Freitas, estavam no ônibus no momento do tombamento 31 pessoas: 29 adolescentes, com idades entre 12 a 16 anos, o motorista e um monitor, adultos. O veículo estava a caminho da Escola Municipal José Amado De Oliveira, na zona rural, quando tombou.

"Os demais estudantes ficaram em observação em José de Freitas, foram medicados e liberados. Duas pacientes com quadro leve ficaram no Hospital Nossa Senhora do Livramento. Dos pacientes transferidos, a maioria teve fratura na clavícula, mas tivemos cinco que sofreram traumatismo craniano", informou a diretora Lais Noleto.

Dos pacientes atendidos no HUT, nove foram liberados e um apresentou indicação cirúrgica de emergência. Os demais apresentam escoriações e fraturas ortopédicas, nenhuma exposta, e seguem em acompanhamento.

Polícia investiga causa do tombamento
A Polícia Civil investiga as causas do tombamento do ônibus escolar. Ao g1, o delegado André Moreno confirmou que boletim de ocorrência foi registrado e o motorista do ônibus se apresentou na delegacia.

"Por ser crime culposo e pela apresentação espontânea não cabia a prisão em flagrante. A perícia foi acionada, vamos ouvir todos os envolvidos e apurar o que aconteceu para saber se houve crime de fato ou foi apenas um acidente", informou.

Em nota, a Prefeitura de José de Freitas lamentou o acidente e informou que vai tomar todas as providências para garantir a apuração criteriosa dos fatos e a devida responsabilização dos eventuais responsáveis.

Fonte: G1

Mais de José de Freitas