Curta a nossa página
 
12/05 23h23 2016 Você está aqui: Home / Ser Mulher Edna Gomes ednagomes.as@hotmail.com

Ministério de Temer deve ser o primeiro sem mulheres desde Geisel

Temer decepcionou algumas feministas que esperavam atitude mais inclusiva devido a seu histórico. Há 30 anos, então à frente da Secretaria da Segurança Pública de SP, o peemedebista criou a primeira delegacia de defesa da mulher do país

Se confirmar os nomes cotados para ministros em seu governo, Michel Temer (PMDB) será o primeiro presidente desde Ernesto Geisel (1974-1979) a não ter mulheres na Esplanada.

 

Nas articulações para formar sua equipe, ele convidou uma única mulher: a ex-ministra do STF Ellen Gracie para assumir a CGU (Controladoria-Geral da União) –ela recusou. Outros nomes, das deputadas Mara Gabrilli (PSDB) e Renata Abreu (PTN), eram parte das negociações partidárias, mas não prosperaram.

 

Com a composição ministerial com que deve assumir a Presidência interinamente, Temer quebra a tradição iniciada pelo general João Figueiredo (1979-85), que, na ditadura militar, indicou a primeira ministra do Brasil.


Esther de Figueiredo Ferraz (1915-2008) comandou a pasta de Educação e Cultura entre 1982 e 1985.

 

Depois de Figueiredo, todos os presidentes nomearam mulheres. José Sarney (1985-1990) indicou uma. Fernando Collor (1990-1992), Itamar Franco (1992-1995) e Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), duas cada um.

 

Nos governos petistas, a participação feminina foi mais abundante. Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) teve 11 ministras (duas delas interinas) e Dilma Rousseff, 15 (sendo três interinas).

 

Nos dois casos, mulheres desempenharam funções centrais. Além de Dilma, que foi ministra da Casa Civil de Lula, Erenice Guerra, Gleisi Hoffmann e Miriam Belchior compuseram o núcleo duro.

 

Pessoas próximas a Temer dizem que não há da parte dele restrição à participação de mulheres e que ele não desistiu de abrigar uma ministra em pasta de expressão.

 

"É e será uma preocupação dele. Temer está muito atento a esta questão", disse Gaudêncio Torquato, amigo e consultor político do peemedebista.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados