
O município de Campo Maior registrou um dos piores desempenhos no Indicador Criança Alfabetizada (ICA), entre os 16 municípios que compõem o Território dos Carnaubais, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O município de Campo Maior obteve 54,48 pontos no índice de alfabetização, abaixo da meta prevista para 2024, que era de 56,83.
A diferença pode parecer pequena, mas coloca o município em posição desconfortável, especialmente quando comparado a cidades de menor porte na mesma região, como Buriti dos Montes (98,33), Jatobá do Piauí (95,24), Nossa Senhora de Nazaré (95,24), São João da Serra (93,97) e Castelo do Piauí (82,63) para citar os cinco municípios com as maiores notas. Campo Maior ficou entre os quatro últimos da região.
Leia aqui- Municípios do Território dos Carnaubais avançam na alfabetização e atingem excelencia
Não é só no Indicador Criança Alfabetizada que o município está mal. Em avaliações anteriores, como a medição do programa Alfa-10 (IDEPI-Alfa), Campo Maior ficou em último lugar com nota 3,86 de um possível 10, evidenciando uma trajetória preocupante na condução das políticas públicas voltadas à alfabetização.
O que os dados dizem
Segundo as próprias avaliações, os números podem refletir desde avanços, a falhas estruturais e estratégicas na gestão educacional, além da necessidade de aprimoramento do que já deu certo, ou investimentos urgentes na formação de professores, na estrutura das escolas e no acompanhamento das práticas pedagógicas voltadas à alfabetização.
O único programa de formação contínua do Piauí neste momento, o PPAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) praticamente foi ignorado pelo município de Campo Maior enquanto o prefeito João Félix era adversário do PT e do governador Rafael Fonteles.
Segundo fontes ouvidas pelo Em Foco, até nos Seminários Regionais do Programa, onde são mostradas as melhores práticas pedagógicas, Campo Maior não participava.
Após uma aproximação política do gestor municipal com o gestor estadual, a secretaria municipal de educação, e até o próprio prefeito já são vistos em eventos do PPAIC ou dos regimes de colaboração estado e município. Mas o prejuízo chegou antes.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar