Curta a nossa página
 
03/12 13h20 2021 Você está aqui: Home / Polícia Bianca Viana Imprimir postagem

URGENTE: Suspeito de matar prefeito de Madeiro do Piauí é preso em Teresina

Segundo o delegado, primo de segundo grau do gestor estaria se sentindo perseguido pela vítima, após a morte de seu pai. Pai e filho eram funcionários da prefeitura e foram exonerados após o gestor assumir.

Felipe Anderson Seixas de Araújo, 25 anos, foi preso temporariamente nesta sexta-feira (3) em Teresina. Ele é suspeito de matar o prefeito José de Ribamar Araújo Filho, mais conhecido como Zé Filho (Progressistas), de 43 anos, de Madeiro, cidade localizada 244 km ao Norte de Teresina.

Segundo o delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), o suspeito, que é primo de segundo grau do prefeito, confessou o crime à polícia.

Ainda conforme o delegado, o rapaz disse que estava se sentindo perseguido pelo gestor após a morte de seu pai, em 2020, pela Covid-19. Pai e filho eram funcionários da prefeitura até antes de Zé Filho assumir. Logo após tomar posse, os dois foram exonerados. Contudo, a motivação do crime ainda está sob investigação.

"Ele alega que vinha sofrendo perseguições do prefeito, que tinha tido um desentendimento com o pai dele. O pai gerenciava, na gestão anterior, o setor de transportes e combustíveis. E ele diz que o prefeito falava que o pai dele era desonesto em relação a essa administração. Além disso, ele alega que o prefeito teria espalhado na cidade que ele manteria uma relação extraconjugal com a madrasta e que isso teria vindo a aumentar o rancor e ódio que ele sentia. Assim, isso motivou naquele dia, no dia do jogo, ao ver o prefeito, que se sentisse impulsionado a atirar e tirar a vida do prefeito", informou.

Vice assumiu cargo

O vice-prefeito de Madeiro, Pedro Teixeira Junior, o Pedro Filho (Progressistas) tomou posse na quarta-feira (1º) como prefeito da cidade.

"Vamos orar por essas famílias que hoje choram pela perda desse grande homem. Ele vai ficar guardado na minha memória, no fundo do meu coração. Quando tive perdas ele foi essencial na minha vida, sempre perto de mim. Memórias que vão ficar guardadas para sempre", declarou o novo prefeito no discurso da posse.

O gestor tem 36 anos, é solteiro, natural de Luzilândia, e foi eleito em 2020 como vice-prefeito de Zé Filho. A chapa obteu 62,10% dos votos (2.994 no total).

Madeiro tem 8.372 habitantes, distribuídos em território de 178,842 km², segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O município ocupa a posição 80º no ranking das cidades do Piauí em relação a população.

 

Morte do prefeito

Prefeito de Madeiro, Zé Filho — Foto: Jota B Damasceno

 

Zé Filho foi morto no fim da tarde de domingo (28) quando estava em um campo de futebol no município. O principal suspeito, segundo a Polícia Civil do Piauí, é um primo de segundo grau do prefeito, identificado como Felipe Anderson, de 25 anos.

Zé Filho nasceu no dia 1º de outubro de 1978 e tinha 43 anos. Ele era motorista, quando foi eleito para vereador em 2014. Em 2020 foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito.

Velório

Cortejo com o corpo do prefeito de Madeiro, no Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

Logo após o falecimento, o corpo do prefeito foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba, onde foi realizada a necropsia.

O corpo saiu do local por volta das 6h da segunda-feira (29) e chegou à residência de Zé Filho, em Madeiro, às 7h55, para o velório, que aconteceu em clima de muita tristeza e comoção.

Um cortejo com o corpo do prefeito passou pelos principais pontos do município, como a sede da Prefeitura de Madeiro e a Câmara Municipal. O enterro foi realizado na noite de segunda no cemitério do Queiroz.

O crime

Zé Filho assistia um jogo do Campeonato Madeirense 'Taça Prefeito Zé Filho' quando foi baleado no fim da tarde de domingo (28). Ele chegou a publicar no Instagram um vídeo da partida de futebol que estava sendo realizada.

A assessoria de comunicação do prefeito, por meio das redes sociais, informou que o gestor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

A Polícia Militar foi acionada, realizou buscas com o objetivo de localizar o autor do crime, mas ninguém foi preso. A Polícia Civil informou que o principal suspeito é um primo da vítima, que fugiu logo após o crime. O caso é investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa.

Governador pediu intensa investigação

Por meio das redes sociais, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que será realizada uma intensa investigação para solucionar o caso. Ele informou que o caso já foi encaminhado para a Delegacia Geral da Polícia Civil.

“Determinamos intensa investigação para que o caso possa ser solucionado e os culpados presos. O caso já está com a Delegacia Geral e enviamos uma equipe de reforço para a região”, disse.

LEIA TAMBÉM

Centenas de pessoas participam de cortejo do Prefeito de Madeiros (PI)

Políticos manifestam luto pela morte do Prefeito de Madeiro (PI)

Wellington Dias lamenta morte do Prefeito de Madeiro (PI) e exige investigação do homicídio

Polícia Civil nega morte de acusado de matar prefeito Zé Filho, de Madeiro

Prefeito de Madeiros-PI é morto a tiros; sobrinho de ex-prefeito é o principal suspeito do crime


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados