Curta a nossa página
 
05/10 14h01 2020 Você está aqui: Home / Castelo do Piauí Redação/Castelo do PI Imprimir postagem

Castelo do Piauí

Redação/Castelo do PI

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Redação/Castelo do PI - com Castelo do Piauí

Conheça o plano de governo dos candidatos a prefeito em Castelo do PI nas eleições 2020

A cidade de Castelo do Piauí, distante a 186 km de Teresina na região Norte do estado, terá dois candidatos a prefeito nas eleições de 2020. Os quase 20 mil habitantes do município, poderão escolher entre o atual prefeito, Magno Soares, que tenta à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e Osmano Moura, candidato do Progressistas (PP)

O Em Foco fez um resumo, das principais propostas apresentadas no plano de governo de candidato. Confira abaixo em ordem alfabética.

Magno Soares (PT – 13)

Buscando à reeleição, o candidato pretende ampliar a oferta de Educação Infantil para crianças a partir de 2 anos de idade. Garantir a oferta de Ensino Fundamental a todas as crianças dos 6 anos de idade aos 14 anos, bem como garantir o pagamento do vencimento do professor e de todos os profissionais da educação em dia e de acordo com o piso salarial do professor.

Na saúde, tem o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial, com enfoque nos protocolos e linhas de cuidados para pacientes com transtornos mentais. Melhorar as estruturas físicas de atendimento das ESF e ESB na zona rural do município.

Estimular as iniciativas associativistas por meio de grupos de produção, comercialização e cadeias produtivas de diferentes segmentos econômicos como por exemplo a criação de cooperativas. Buscar parcerias junto ao sistema “S” (SESC/SESI/SENAI/SEBRAE) visando garantir meta anual de formação de turmas com a qualificação da mão de-obra local.

O candidato pretende realizar serviços de revitalização do Centro comercial, do mercado de alimentação, bem como da praça Francisco Cardoso. Construir praças nos bairros COHAB, REFESA, MUTIRÃO, PIÇARRA, BELA VISTA e NOSSA SENHORAS DAS GRAÇAS com espaço público de lazer.

Lutar junto ao INCRA e ao INTERPI pela regularização fundiária de várias comunidades conflituosas ou não, que necessitam de legalização; 13. Incentivar e apoiar os extratores de pedras do município, criando cooperativas e organizações que possibilitem aos trabalhadores a melhoria na geração de renda.

Elaborar políticas específicas de valorização das modalidades esportivas com participação feminina. Criar o Cadastro Municipal de Trabalhadores do Turismo (condutores de turistas, transporte de passageiros, hospedagem, panificadoras, bares, restaurantes, etc) a fim de promover uma organização mínima dos protagonistas do turismo no município.

Criar o programa MORADIA E CIDADANIA, com o objetivo de apoiar as famílias vulneráveis para melhoraria habitacional, bem como inserção em programas habitacionais federais.

Osmano Moura (PP – 11)

Caso seja eleito, o candidato pretende ampliar o acesso à Educação Infantil de modo que 50% das crianças com faixa etária de 1 a 3 anos de idade, tenham acesso a essa etapa da educação e assegurar que 100% das de 4 e 5 anos sejam matriculadas na pré-escola. Para tanto, buscará junto ao Ministério da Educação, recursos para a construção e ampliação de instituições de Educação Infantil.

Ampliar a oferta de ensino para jovens e adultos equivalentes aos 8 anos de ensino fundamental da população com mais de 15 anos sem esse nível de escolaridade.

Elaborar e implementar projetos para ampliação e reforma das Unidades Básicas de Saúde e Hospital Local Nilo Lima, em parceria com Governo Federal, por meio de emendas parlamentares. Descentralização da Farmácia básica para as demais Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e garantia de acesso aos medicamentos gratuitos para população, conforme lei específica.

Realizar concursos públicos para suprir as necessidades de contratação de profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e outras. Criar um banco de dados municipal, através do qual os profissionais de diferentes áreas possam cadastrar seu currículo, facilitando a inclusão em atividades de geração de renda em âmbito municipal, assim como a contratação por empresas que prestam serviço para o município.

Criar um Projeto Municipal de construção, manutenção e melhoria da estrutura física dos prédios públicos, primando para que estejam em condições suficientes e adequadas para o atendimento da população, focando na geração de empregos na área da construção civil.

Estruturar a pasta da agricultura para implantar as propostas de desenvolvimento desse Plano, por meio de recursos Federais, Estaduais, emendas parlamentares e parcerias junto a instituições financeiras como: BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BNB.

Propor parcerias público-privado com os proprietários das áreas que possuem atrativos e potenciais turísticos, priorizando a preservação dessas áreas e dos sítios arqueológicos, a exploração turística econômica sustentável, a estruturação dos acessos e apoio ao visitante, construção de pontes, pinguelas, passarelas, barreiras de proteção aos atrativos.

Criar a casa da cultura e incentivar a cultura regional através de eventos como, aulas de música, pintura, cordel, entre outros.

Castelo possui 56 candidatos a vereadores, distribuídos em cinco partidos da seguinte maneira: MDB 15, PP 14, PSD 9, PT 12, PV 6

NOTÍCIAS RELACIOADAS: Eleições 2020: Veja as propostas dos candidatos a prefeito em Campo Maior


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.