Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:47

Eleições 2020: Veja as propostas dos candidatos a prefeito em Campo Maior

 

Nas eleições deste ano, cinco nomes concorrem a prefeitura de Campo Maior. O vereador e presidente da Câmara Municipal Fernando Miranda, o ex-prefeito João Félix, o atual gestor da cidade, Professor Ribinha, que concorre à reeleição, e também o radialista Deri Sousa e o advogado Wilson Spíndola. 

Em seus pronunciamentos, reuniões e encontros, os candidatos já têm falado a respeito de suas propostas, seus respectivos projetos de governo. O Em Foco, fez um resumo das principais “promessas”, dos candidatos a prefeito, confira. (Em ordem alfabética).

Deri Sousa (PSOL - 50)

O candidato promete investir na educação fundamental e infantil, dando prioridade para essa última, na construção de creches para ampliar a capacidade de atendimento. Transporte gratuito para os universitários, bem como uma ajuda financeira por meio de uma Bolsa Universitária Municipal. Promover cursos de capacitação de professores da rede municipal de educação. 

Na saúde, pretende ampliar o atendimento de especialidades nas Unidades Básicas de Saúde. Atenção especial para as pessoas que fazem uso continuo de medicamentos. Melhorar o atendimento nos bairros, para desafogar o hospital da cidade. 

Parceria com o governo do estado para o combate à criminalidade e instalação de câmeras para monitoramento em pontos da cidade. Incentivo para instalação de indústrias, redução da carga tributária e apoio a pequenas empresas para geração de emprego e renda. 

Criação do projeto (Jovens Talentos), com incentivo financeiro para atletas participarem de competições fora da cidade. Construção de campos e quadras de esportes em todos os bairros da cidade e na zona rural. 

Facilitar o acesso da população com renda de até três salários mínimos, a programas habitacionais, construção de moradias e regularização fundiária. 

Fernando Miranda (PSL - 17)

O presidente da Câmara concorre pela primeira vez a prefeitura da cidade, caso seja eleito, pretende ampliar o atendimento básico em saúde, priorizando o atendimento preventivo na periferia e em comunidades rurais. Criar o Centro Municipal de Reabilitação em Fisioterapia. 

Realizar cursos preparatórios para o Enem e concursos públicos para a população de baixa renda. Capacitação de professores e intercâmbio educacional para alunos e professores. Revitalização do teatro municipal e criação da escola de música e de dança. 

Criação do projeto Primeiro Emprego, para capacitação de jovens, possibilitando acesso a emprego e estágio, por meio de parcerias com a iniciativa privada. 

Revitalização do centro comercial da cidade, organizando o trânsito e criando vagas de estacionamento. Pavimentação de ruas e ampliação do sistema de água e esgoto. Criação de projeto de exploração turística sustentável do Açude Grande. 

João Félix (MDB - 15)

O candidato, que já foi prefeito de Campo Maior, pretende implantar na rede municipal de saúde, atendimento especializado em tratamento para dependentes químicos. Criação do centro de saúde especializado para a mulher. Criação da unidade de atenção e apoio a idosos. 

Desenvolver um centro de atendimento para animais, recolhimento de animais em situação de rua. Prestando atendimentso como vacinação e castração. 

Construção de escolas e creches em tempo integral, apoiar a formação de atletas no ambiente escolar, ofertando bolsas de incentivo. Criação de programa de inclusão digital e alfabetização da pessoa idosa.

Construção do Distrito Industrial de Campo Maior, fornecendo infraestrutura necessária como: sistemas elétrico, água e sistema sanitário. Criação de parques ambientais em várias regiões do município. Construção do anel viário. Construção de uma ponte para ligar os bairros Recreio e Santa Rita, para diminuir as distâncias. Diminuir o déficit habitacional com a construção de 2 mil casas.

Professor Ribinha (PT - 13)

O atual prefeito tem o objetivo de criar a Coordenadoria de direitos e cidadania, diversidade sexual e de gênero. Criação de centro de recuperação de jovens infratores e dependes químicos.

Desenvolver por meio de parceria com as Instituições Públicas, Privadas, Universidades e Faculdades, o programa de Capacitação de Jovens e Adultos para Concursos Públicos. Também pretende criar um Projeto de Arborização e reposição das matas ciliares às margens dos rios Longá, Jenipapo e Surubim.

No esporte tem o objetivo de poiar a prática de diversas modalidades, construindo ou adequando áreas próprias. Criar o Centro de Pesquisa Estudantil, com acesso grátis a internet para fins de pesquisas, utilizando o espaço da biblioteca pública.

Vai buscar a construção do anel viário, para diminuir o tráfego de veículos pesados no solo urbano da cidade.

Criação do PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso). Reduzir o tempo de espera para consultas médicas nas UBS da prefeitura, contratando mais profissionais de saúde. Qualificar a mão de obra, apoiando cursos técnicos em parceria com o SENAI, SEBRAE, SENAR e outras instituições. 

Wilson Spíndola (PSDB - 45)

O jovem advogado também concorre pela primeira vez ao cargo de prefeito. Wilson pretende implementar o atendimento de equipe médica plantonista 24h nas principais Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, todos os dias da semana, tanto na zona rural como na zona urbana.

Criar a casa de acolhimento para dependentes químicos. Criar a casa de acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. Construção de uma Clínica Veterinária Municipal, para atender animais de ruas e de famílias de baixa renda. 

Realizar uma reformar, modernizar e ampliar a Maternidade Sigefredo Pacheco. Construir o Centro Integrado de Reabilitação (hidroterapia, fisioterapia, RPG, pilates e acupuntura). Criação do Centro de Atendimento Odontológico Público 24h. Criação do Centro Especializado Infantil (pediatria e neuropediatria), com especial atenção à saúde de crianças especiais. 

Na educação, quer oferecer o ensino de Inglês na Educação Infantil a partir do primeiro ano (escola bilíngue). Construção de uma biblioteca municipal com acesso a acervo físico e digital. Implementação do programa de qualificação de jovens e adultos focados na preparação para o mercado de trabalho com curso de idiomas e inclusão digital. Ampliar o número de vagas para educação infantil e ensino fundamental com construção e entrega de novas creches e escolas.

No campo esportivo, tem o objetivo de construção de quadras esportivas e parques infantis nas escolas municipais da zona rural e urbana liberadas para prática de esportes pela comunidade em dias não úteis. Implementar novas modalidades esportivas nas escolas: artes marciais, xadrez, tênis de mesa, entre outros. Promover bolsas integrais de intercâmbio educacional aos alunos e professores através de edital público. 

Já com relação aos vereadores, 135 candidatos disputarão as 13 cadeiras da Câmara Municipal distribuídos em oito partidos: PSD, PSB, PSL, PL, PP, PTB, MDB e PT. 

NOTÍCIA RELACIONADA: Saiba quem são os candidatos a vereadores de Campo Maior nas eleições de 2020

 

Da Redação

Mais de Cidades