Curta a nossa página
 
20/10 01h34 2015 Você está aqui: Home / Blog da Ana Ana Maria Cunha campomaioremfoco@hotmail.com

LOUCOS OU INTELECTUAIS??

Fazer poesias não é fácil. É uma das artes mais belas. Aliás a poesia é considerada uma das sete Artes Tradicionais

Hoje, dia 20 de outubro se comemora o Dia do Poeta. Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, poesias que fazem rir ou chorar. Fazem também sonhar. Fazem emocionar os corações mais sensíveis. Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas

Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extra-oficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o dia 20 de Outubro como Dia do Poeta. Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de Outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

O Brasil é o berço de muitos poetas famosos. O Piauí também é famoso por seus poetas, seus cantadores e repentistas. E Campo Maior, por sua vez, tem uma plêiade de poetas que fazem a diferença. Quero parabenizar a todos os poetas, todos aqueles que dão um colorido diferente as nossas vidas, trazendo para nós a beleza das palavras cadencias, que fazem dos versos a sua ferramenta de expressão. Mas fazer poesias não  é fácil. É uma das artes mais belas. Aliás a poesia é considerada uma das sete Artes Tradicionais

Para alguns estes artistas são considerados loucos, para outros intelectuais.

Vinicius de Moraes assim os define:

“A vida de um poeta tem um ritmo diferente

Ela o conduz errante pelos caminhos, pisando a terra e olhando para o céu

Preso, eternamente preso pelos extremos inatingíveis”

Como não poderia deixar de ser, quero parabenizar a todos os poetas de minha terra. Da região dos carnaubais e de todo meu Piauí e do mundo. Os jovens poetas, os velhos poetas, inclusive os que já se foram para outro plano. Em especial ao meu saudoso pai, o poeta José Cunha Neto, que  gostava de ser poeta, e costumava dizer que “poesia é dom, não se ensina e nem se aprende”.

A todos os poetas,, parabéns pelo seu dia! E pra lembrar, este poema dele.

BOM DIA CAMPO MAIOR (Cunha Neto)

Bom dia, meu Santo Antonio,

Campo Maior do Surubim

Bom dia, N. S. de Fátima

Peço que cuide de mim

Bom dia velho sertão

 Eu trago em meu coração

As flores do teu jardim

 

Bom dia, meu Açude grande,

 Meu lindo carnaubal

Bom dia, minha Serra Azul,

 Com seu traço original

Bom dia meu bem-ti-vi,

 Nasceste no Piauí

Para ficar imortal

 

 

.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.