Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:50

Em posse, novo bispo de Campo Maior fala em amenizar sofrimento dos pobres

O religioso se dirigiu ao governador Wellington Dias e lideranças políticas

 

O bispo Dom Francisco de Assis tomou posse neste sábado (30/09) como novo bispo da Diocese de Campo Maior. Na primeira missa celebrada ao clero católico e aos fiéis, Dom Francisco revelou que uma de suas missões à frente da igreja é “amenizar o sofrimento dos pobres” da região. 

O religioso se dirigiu ao governador Wellington Dias e lideranças políticas ao afirmar que a Diocese de Campo Maior deseja abrir um diálogo para solucionar problemas que prejudicam os pobres. “Estamos abertos para construir uma ponde de diálogo como os poderes constituídos em benefícios dos mais necessitados”, disse. 

O novo bispo agradeceu as manifestações do clero e de fiéis de amor. Em retribuição, ele disse que veio a Campo Maior para amar a igreja e seus membros. “Eis-me aqui. Sou o vosso bispo. Eis-me aqui. Eu quero amar vocês. Que o maior chegue primeiro em tudo”.

Dom Francisco saiu de Teresina e foi recebido por uma grande quantidade de fiéis na BR 343, na entrada da cidade. Das mãos do prefeito de Campo Maior Professor Ribinha ele recebeu uma chave que simbolizou a chave do município. Em rápidas palavras aos presentes, Dom Francisco de Assis expressou alegria de chegar à sede da Diocese e ser recebido com entusiasmo. 

Logo depois, em carro aberto, o bispo saiu em grande carreata pela BR 343, Avenida Santo Antônio, Avenida Siqueira Campos até a catedral de Santo Antônio. No interior da igreja, num rito com pouco mais de 5 min, o arcebispo metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito deu posse ao novo bispo de Campo Maior. 

Na missa de posse, Dom Francisco recebeu as boas vindas de representantes do clero da diocese e dos fiéis. Ele recebeu de Dom Jacinto o cajado que pertenceu ao primeiro bispo de Campo Maior Dom Abel. O ex-bispo da Diocese, Dom Eduardo Zielski acompanhou a cerimônia e foi citado como tendo prestado bons serviços aos fiéis da região. 

Após a programação religiosa, Francisco de Assis participou de jantar restrito ao clero, a lideranças políticas, imprensa e representantes de movimentos sociais.

Relembre
A Diocese permanecia sem bispo desde a transferência de Dom Eduardo Zielski para São Raimundo Nonato em março do ano passado. Após um ano, o Vaticano nomeou o Francisco de Assis Gabriel dos Santos para Campo Maior. No mês passado ele foi ordenado em Garanhuns-PE e tomou neste sábado em Campo Maior. 

Histórico 
Francisco de Assis Gabriel dos Santos, 49 anos, atua como pároco na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns (PE). Nascido no município de Boa Esperança, na Paraíba, se formou em filosofia em 1994, em teologia em 1999 e em jornalismo em 2010. Foi ordenado sacerdote em 2000. 
 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades