O avanço do crime organizado continua dominando o estado do Ceará e chegou ao ponto de comprometer até o abastecimento de água mineral na cidade de Banabuiú, município localizado no Sertão Central do Ceará. A facção CV obrigou comerciantes a suspender a venda de garrafões de água, levando o poder público a montar uma operação emergencial com caminhões escoltados pela Polícia Militar.
Pelas imagens que circulam nas redes sociais, uma multidão aparece numa praça para pegar os galões, o que leva a crer que o abastecimento de água canalizada na cidade cearense também não existe.
A situação começou na semana passada, quando distribuidores de água mineral receberam ameaças de criminosos que exigiam o pagamento de uma espécie de taxa para permitir a comercialização do produto. Com medo de represálias, os comerciantes interromperam as atividades, prejudicando o abastecimento da população.
Mesmo após procurarem a polícia e receberem orientações para não ceder às exigências, os empresários não se sentiram seguros para retomar as vendas.
A Prefeitura de Banabuiú precisou recorrer ao Governo do Ceará para garantir a venda de água mineral à cidade. Neste sábado (31), o primeiro carregamento, com aproximadamente mil garrafões, chegou ao município sob escolta de viaturas da Polícia Militar.
A operação utiliza dois caminhões disponibilizados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsáveis pelo transporte dos garrafões diretamente dos fornecedores para vender aos clientes. A companhia não realiza a comercialização da água, apenas oferece apoio logístico.
Segundo o prefeito Marcílio Coelho (PSB), novas entregas estão previstas a partir de terça-feira (3), com abastecimento diário até sábado (7). A medida emergencial deverá continuar enquanto os distribuidores não tiverem segurança para retomar suas atividades.
Na eleição estadual de 2026, que o combate as facções foi a principal pauta da oposição, o atual governador, que nega o controle de facções no estado, tirou 63,35% dos votos no município. O presidene Lula que tambem é negacionista sobre a ação de terror* das facções, tirou 74,87% no primeiro turno e 79,17% no segundo turno.
*Para as ciências sociais e cocneitos internacionais, a definição das facções como grupos terroristas leva em conta o modo táticas e no impacto. Leva em conta uso de violência generalizada que ameace a estabilidade e os interesses do país, da territorialidade, incluindo a economia. Já o governo brasileiro, com a própria Lei Antiterrorismo (Lei nº 13.260/2016) classifica como terror ações motivadas motivadas por xenofobia, discriminação ou preconceito. Para o governo brasileiro, as facções buscam apenas o lucro e, neste caso, não importa, para o governo, os meios empregados.
Três suspeitos presos e mandante no Rio de Janeiro
Segundo a imprensa cearense, três suspeitos de envolvimento nas ameaças e extorsões foram presos durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar:
- Cícero Kevin Gomes Farias, com antecedentes por tráfico de drogas e réu em ação penal por associação para o tráfico; é apontado como agiota e "integrante de destaque" do Comando Vermelho na cidade;
- Francisco das Chagas de Lima da Silva, vulgo “Chico Motos”, com antecedentes por tráfico de drogas e receptação; também atuava como agiota e usava a estrutura da facção para cobrar as dívidas;
- Carlos Fernando da Silva Andrade, condenado por tentativa de homicídio, crime pelo qual está cumprindo pena em regime semiaberto, e diversos atos infracionais por tráfico de drogas, receptação, posse de arma de fogo e homicídio qualificado; apontado como responsável pelo recebimento dos valores arrecadados em benefício da organização criminosa.
Com os investigados, foram apreendidos um revólver calibre 38, munições, seis celulares, um notebook e dinheiro.
A polícia também identificou o suposto mandante das ameaças, que estaria no estado do Rio de Janeiro. As forças de segurança dos dois estados trabalham em conjunto para aprofundar as investigações.

Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar