Um incêndio destruiu uma embarcação de pesca na praia de Torrões, em Itarema, no litoral oeste do Ceará, nesta segunda-feira (8). O dono do barco relatou à polícia que o fogo foi criminoso, iniciado por bandidos após ele se recusar a pagar uma "taxa" exigida pelos criminosos.
De acordo com o proprietário, a embarcação tinha o valor estimado em R$ 1,8 milhão. Ele contou que havia sido ameaçado para fazer o pagamento, mas não aceitou a cobrança ilegal. Em seguida, os criminosos atearam fogo no barco.
O homem descreveu a embarcação como seu meio de sobrevivência, já que a utilizava para pescar atum e lagosta no litoral cearense. O caso é investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Itarema.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social confirmou que a Polícia Civil apura as causas do incêndio. As equipes da Polícia Militar do Ceará e do Corpo de Bombeiros foram até o local. A delegacia aguarda agora a perícia para determinar as circunstâncias exatas do ocorrido.
Facção volta a atacar provedora de internet

Moradores do Bairro Sabiaguaba, em Fortaleza, enfrentam problemas no serviço de internet deste a última terça-feira (2) após criminosos terem danificado equipamentos de uma provedora e estarem impedindo o conserto do serviço.
Ao g1, uma testemunha que preferiu não se identificar relatou que toda a região onde mora está sem internet. Ele tentou chamar técnicos para reparar:
"O grupo de internet daqui me passou a informação que ao tentar reparar os equipamentos os criminosos não deixaram, ameaçaram e falaram que não era pra operar na área. A operadora disse que fez várias tentativas, mas era sempre a mesma coisa", relatou.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social disse que a Polícia Civil investiga as circunstâncias de uma denúncia de ameaça a um provedor de internet no Bairro Sabiaguaba.
"Os trabalhos investigativos são realizados pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade especializada da Polícia Civil, que realiza oitivas e diligências com o intuito de elucidar as informações acerca do caso".
Ações da facção
Esta não é a primeira vez que provedores de internet estão sendo impedidos de funcionar. No início deste ano, diversos comércios como este foram alvos de ataques. Ainda de acordo com a SSPDS, 80 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes contra provedores de internet já foram capturadas em 2025.
"Entre os alvos, estão donos de provedores de internet clandestinos, indivíduos que executaram os ataques, bem como mandantes de crimes de ameaça, crimes de homicídios e de tráfico de drogas".
Grupos criminosos querem "expandir" negócios

Serviços de internet, jogo do bicho, loterias, cigarros e bebidas falsificados, setor de combustíveis, golpes virtuais, jogos regulamentados (bets), “taxa de funcionamento” para comércios e tráfico de drogas.
Leia também- Facção ameaça vendedores de coco no CE e exige que todos comprem produto do grupo criminoso
Somente em 2025, foram revelados diversos episódios em que facções buscaram lucrar com o comércio de itens diversos no Ceará. Em agosto, os criminosos tentaram impor controle até sobre a venda de água de coco na avenida Beira Mar, o principal ponto turístico de Fortaleza.
Especialistas apontam que a “diversificação” dos negócios é uma forma de reduzir a dependência do tráfico de drogas como fonte de renda, muitas vezes afetada por apreensões policiais.
Matérias relacionadas- Polícia prende chefe de grupo responsável por comandar ataques a provedores de internet no CE
Facções expulsam provedores de internet e assumem o fornecimento clandestino no Ceará
Provedora de internet fecha no Ceará após ataques de facção
90% dos clientes ficam sem internet em cidade no CE após ataque de facção contra provedoras



Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar