Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  17:39

Empresa chinesa inicia instalação de estacas metálicas em projeto bilionário de energia renovável no Piauí

O Piauí segue ampliando sua posição de destaque no cenário de energias renováveis. A estatal China General Nuclear Power Group (CGN) anunciou o início da cravação das estacas metálicas do Projeto LDB-Associado, no Complexo Lagoa do Barro, marco diretamente ligado à parceria estratégica construída durante a missão internacional do governador Rafael Fonteles à China. A CGN atua no estado desde 2019, com empreendimentos também em Ribeira do Piauí.

O início das obras representa a materialização de um dos maiores acordos firmados durante a viagem oficial do Governo do Estado ao país asiático, em maio deste ano. Na ocasião, o governador assinou um memorando de entendimento com a estatal chinesa prevendo mais de R$ 3 bilhões em investimentos voltados à expansão de projetos de energia solar, eólica e armazenamento energético no Piauí. A Investe Piauí teve papel decisivo na articulação técnica e diplomática para aproximar o estado da companhia e garantir segurança e viabilidade ao plano de expansão.

Com 295 MW já em operação e a implantação de uma nova usina solar de 44 MW, o empreendimento ampliará sua capacidade total para mais de 340 MW até 2026. A nova etapa inclui a instalação de mais de 90 mil painéis solares e deve gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos, fortalecendo o desenvolvimento econômico da região.

O governador Rafael Fonteles destacou a importância do avanço da produção de energia limpa. “Mais um passo importante rumo ao futuro da energia limpa no Piauí. Trata-se de um investimento bilionário em solo piauiense, destinado a fortalecer uma matriz de energia cada vez mais limpa e sustentável. Essa nova etapa vai gerar emprego e renda, impulsionar o desenvolvimento e consolidar o Piauí como referência nacional na transição energética”, celebrou o governador.

Mais de Piauí