O bispo Dom Benedito Araújo assumiu nesta sexta-feira (07) a Diocese de Campo Maior, após ser transferido da sede episcopal de Guajará-Mirim, no Estado de Rondônia.
Natural do Maranhão, dom Benedito Araújo tem uma caminhada marcada pela dedicação à formação, à educação e à missão pastoral. Iniciou seus estudos na Escola Reunida São José, na Maioba do Mocajutuba, município de Paço do Lumiar, e seguiu sua formação básica em instituições estaduais de ensino, concluindo o curso técnico em Saúde, na área de Eletroencefalograma, em 1981.
Dom Benedito Araújo cursou Filosofia e Teologia entre 1985 e 1990. Buscando aprofundar sua formação, participou, em 1991, do Curso de Formadores de Seminários de Formação Sacerdotal, promovido pelo CELAM e pela OSLAM, em Buenos Aires.
Além disso, é especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e mestre em Ecumenismo pelo Institutum de Studiis Oecumenicis do Pontifício Ateneu Antonianum, em Veneza, na Itália.
Incardinado na arquidiocese de São Luís (MA), foi ordenado diácono em 29 de junho de 1991 e presbítero em 17 de novembro do mesmo ano. Em março de 2011, o então Papa Bento XVI o nomeou bispo coadjutor de Guajará-Mirim (RO). Recebeu a ordenação episcopal em junho daquele ano, em São Luís, e tomou posse na diocese em dezembro.
Antes do episcopado exerceu ampla atuação na arquidiocese de São Luís, especialmente na formação de seminaristas e na animação vocacional. Foi promotor vocacional, reitor do Centro Vocacional Cura D’Ars e do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, além de coordenador arquidiocesano de pastoral. Atuou também como pároco nas paróquias Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, Sagrada Família, no Maiobão, e Divino Espírito Santo, no bairro Liberdade.
Lecionou em escolas particulares da capital maranhense e no Centro Teológico Maranhense, nas áreas de Ecumenismo, Diálogo Inter-religioso, Sacramentos e Teologia das Tradições Religiosas. Dom Benedito também integrou o Conselho Presbiteral, o Colégio dos Consultores e a Associação Nacional dos Presbíteros (ANP), além de colaborar com diversas pastorais, em âmbito regional, entre elas a Pastoral da Terra, a Pastoral da Juventude e a Comissão Regional de Ecumenismo (COREC).
No regional Noroeste da CNBB, atuou ainda como secretário executivo.





Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar