
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Piauí (Abrasel-PI) se posicionou na manhã desta terça-feira (7) a respeito das suspeitas de intoxicação por metanol no estado. Até o momento, o Piauí contabiliza três suspeitas, uma em Teresina e duas em Parnaíba.
Segundo o presidente da Abrasel-PI, Victor Bezerra, a associação está acompanhando os casos que envolvem bebidas adulteradas com metanol, mas, até o momento, não há confirmação de contaminação em bares e restaurantes do Brasil.
“Nos solidarizamos com as famílias das vítimas que tiveram suas vidas ceifadas por criminosos que adulteraram e falsificaram bebidas. Reforçamos aqui o pedido para que as autoridades competentes fiscalizem essas bebidas, estejam elas em bares, restaurantes ou distribuidoras”, destacou.
Ainda segundo o presidente, os números de intoxicação são muito baixos e não refletem a conduta dos associados.
“Nossos associados são responsáveis, e, ao menor sinal de suspeita, a orientação é: não consuma. Frequentem estabelecimentos de confiança, sejam bares, restaurantes, distribuidoras ou supermercados. Não há motivo para pânico. É preciso cautela na hora de comprar e responsabilidade ao consumir bebidas”, acrescentou.
De acordo com o Ministério da Saúde o Brasil acumula 277 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica adulterada, sendo 17 casos confirmados, 200 sob investigação e 60 descartados.
Protocolo e punição
Na manhã de terça-feira (6), o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, anunciou a criação de Sala de Situação para investigar casos de intoxicação por metanol, com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ministério Público do Piauí (MPPI), Ministério da Saúde (MS) e da Diretoria de Polícia Científica (DEPOC).
Chico Lucas disse que os profissionais de saúde que não notificarem casos suspeitos de intoxicação por metanol serão responsabilizados administrativamente.
Matérias relacionadas- Piauí instala Sala de Situação para monitorar casos suspeitos de intoxicação por metanol
Teresina registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol; 3º do Piauí
Sesapi confirma segundo caso suspeito de intoxicação por metanol em Parnaíba
Jovem internado com suspeita de intoxicação por metanol recebe alta médica
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar