
Após estudo e levantamento de dados das regiões mais afetadas pelas queimadas deste ano, o comandante-Geral, José Arimatéia Rêgo, determinou na manhã desta quarta-feira (01), o envio de viaturas equipadas com kits de combate a incêndios. A iniciativa visa ampliar a capacidade de resposta e minimizar os danos causados pelo fogo em áreas rurais e florestais do Piauí.
Ao todo, sete municípios polos, foram contemplados com o reforço operacional:
- Uruçuí
- Oeiras
- Canto do Buriti
- São Raimundo Nonato
- Esperantina
- São Miguel do Tapuio
- Pedro II
Esses locais, historicamente vulneráveis ao avanço das queimadas, passam a contar com equipamentos especializados e equipes treinadas para agir de forma rápida e eficaz tanto nas cidades escolhidas para instalar as equipes, quanto os demais municípios vizinhos.
“Além disso, a presença constante dos bombeiros em algumas dessas cidades, como por exemplo Oeiras, São Raimundo Nonato e Esperantina, ajuda na prevenção e no monitoramento das áreas de risco, e com o reforço desses 30 homens daremos uma resposta mais rápida naquelas regiões mais distantes”, destaca o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel. José Arimatéia Rêgo.
O kit de combate a incêndio instalado nas picapes inclui um tanque com 600 litros de água, equipamentos de proteção individual e ferramentas que auxiliam no controle e extinção do fogo, o que possibilita maior mobilidade e eficiência durante as operações.
De acordo com o comandante operacional do CBMEPI, coronel Egídio Leite, responsável pelo monitoramento e envio das equipes, a medida é fundamental para enfrentar o período de estiagem, momento em que o índice de queimadas tende a aumentar significativamente.
“Estamos comprometidos em proteger nossas comunidades e o meio ambiente. O reforço nas viaturas e o envio para essas cidades estratégicas são passos importantes para combater as queimadas de forma mais eficaz e garantir a segurança da nossa população,” destacou.
Neste primeiro momento as equipes ficarão instaladas nestas cidades até o dia 14 de outubro. A operação deve se estender até meados de dezembro com rotatividade de militares e das equipes de cada município.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar