
Circulam nas redes sociais boatos de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria morrido. A notícia é fake.
O que dizem as publicações?
Publicações que circulam desde a madrugada deste sábado (30) diziam que Trump poderia ter morrido. As supostas evidências que embasariam o boato seriam a agenda esvaziada do republicano neste fim de semana e a falta de declarações públicas dele desde terça-feira.
Além disso, usuários retomaram a circulação de uma foto de um hematoma na mão do presidente, que viralizou nesta semana, para sugerir que ele estaria enfrentando um grave problema de saúde.
Pessoas também associaram o fato de a Casa Branca ter colocado a bandeira americana a meio-mastro em frente ao prédio desde a última terça-feira. Um usuário da rede social X comentou: "Atenção! A bandeira da Casa Branca foi colocada a meio-mastro — algo que só acontece quando um presidente morre ou quando o país está em luto oficial."
Por que é falso?
Foto da Agência France-Presse (AFP) tirada na manhã deste sábado (30) flagra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e sua neta Kai Trump saindo da Casa Branca em uma comitiva presidencial, que tem por destino o caminho do campo de golfe Trump National, em Sterling, Virgínia.
•Segundo a correspondente da Globo em Washington, Raquel Krähenbühl, a agenda do presidente americano já não incluía eventos oficiais neste fim de semana.
•Krähenbühl também confirmou que um grupo de jornalistas se preparava para acompanhar o dia de Trump no campo de golfe.
•Anúncio feito pela Casa Branca no dia 27 de agosto diz que a bandeira americana foi colocada a meio-mastro, em razão do ataque realizado em Minneapolis, quando um atirador abriu fogo em uma igreja em Minneapolis, nos Estados Unidos, matando 2 crianças e ferindo outras 17 pessoas.
“Ordeno, por meio deste, que a bandeira dos Estados Unidos seja hasteada a meio mastro na Casa Branca e em todos os edifícios e terrenos públicos, em todos os postos militares e bases navais, bem como em todos os navios da Marinha do Governo Federal no Distrito de Columbia e em todo o território dos Estados Unidos, incluindo seus territórios e possessões, até o pôr do sol de 31 de agosto de 2025.”, diz o comunicado assinado por Trump.
Sobre a mancha roxa na mão flagrada em uma cerimônia, o time de comunicação de Trump explicou que se tratava de uma irritação na pele provocada pelo uso de aspirina e pelo excesso de apertos de mão. Em julho, o médico do presidente informou que ele foi diagnosticado com insuficiência venosa crônica — condição que causa inchaço nas pernas, mas comum em pessoas acima dos 70 anos. Trump tem 79 anos.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar