Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  20:45

Jerumenha, no Sul do Piauí, voltou a exigir o uso de máscaras em estabelecimentos de saúde, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida foi adotada após o registro de oito casos de COVID-19 no município, que possui cerca de 4.500 habitantes, em aproximadamente uma semana.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a Prefeitura de Jerumenha informou que a decisão visa proteger pacientes, profissionais e usuários do sistema de saúde, além de conter a disseminação do vírus.

À TV Clube, a enfermeira da UBS local, Keliane Passos, informou que o primeiro caso foi registrado em 18 de agosto, na zona urbana do município. Dois dias depois, em 20 de agosto, um novo caso foi confirmado na zona rural.

"A nossa nota tem como medida a prevenção do avanço da doença", afirmou a profissional.

A enfermeira orientou que a população busque a UBS para realização de testes e atualização do esquema vacinal.

Sintomas e cuidados

À TV Clube, o médico infectologista, Luciano Mourão, informou que os cuidados tomados durante a pandemia devem continuar e explicou quais sintomas podem ser um alerta.

"Febre, dor de cabeça, cansaço, coriza, nariz escorrendo, fraqueza, indisposição, dor de garganta e diarreia. Essa pessoa deve ter o cuidado de ficar em casa, evitar aglomeração, usar máscaras e lavar as mãos".

O médico reforçou que pessoas vacinadas podem ser infectadas com a doença. A tendência, no entanto, é que os sintomas sejam leves.

"O vírus que causa a doença é extremamente mutante, vai se modificando com o passar do tempo, graças a Deus, que essas novas variantes, em geral, são muito leves. Essa variante nova não causa sintomas mais graves, não trouxe novos sintomas e nem aumentou o risco de internação, mas as pessoas devem tomar as mesmas medidas", finalizou o médico.

Fonte: G1

Mais de Saúde