Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  15:51

 Imagem do Açude Grande ao pôr do sol/ Foto: Deyvid_Felipe

Campo Maior ou "Terra dos Carnaubais" e a "Terra da Carne de Sol" completa hoje (08), os seus 263 anos de história. 

Campo Maior, cidade situada a 84 km da capital Teresina e ao norte do Piauí, e fundada em 1762, é marcada por sua participação na luta pela Independência do Brasil, além de se destacar pela forte influência cultural e religiosa, pela produção de carne de sol de alta qualidade e por suas paisagens dominadas por carnaubeiras.

História 

No século XVII, Campo Maior era um importante corredor terrestre que interligava os estados do Maranhão e do Ceará. Por esse caminho, o gado era conduzido em busca de novas pastagens. No entanto, as melhores terras para criação estavam justamente na região, o que levou à fixação de fazendas.

Com a expansão da atividade pecuária, foi construída uma igreja em homenagem a Santo Antônio, seguida pela instalação de novas fazendas, dando início ao processo de povoamento local.

O crescimento acelerado resultou na criação da Freguesia de Santo Antônio do Surubim. Anos depois, em 8 de agosto de 1762, o local foi elevado à condição de Vila de Campo Maior. Já em 28 de dezembro de 1889, a vila foi oficialmente elevada à categoria de cidade.

Berço dos Heróis do Jenipapo

Destacada pela sua crucial participação, no único confronto sangrento que garantiu a emancipação política do Brasil, Campo Maior foi palco da Batalha do Jenipapo. Onde em 13 de março de 1823, às margens do Rio Jenipapo, dezenas de camponeses, vaqueiros e sertanejos perderam a vida no embate contra a resistente tropa comandada pelo português João José da Cunha Fídié. 

A batalha iniciou após terem sido descobertas as intenções do comandante em manter a região sobre o domínio português. Após várias horas de combate, os nordestinos foram derrotados. O ato de bravura fez com que a tropa desviasse destino e fosse derrotada no Maranhão. 

Onde mora o nosso encanto 

Com uma natureza que deu a cidade os seus mais belos campos repletos de carnaúbas, e paisagens de tirar o fôlego. A cidade possuiu vários pontos marcantes se destacando principalmente pela:

Culinária, conhecida nacionalmente pela sua carne de sol, marca registrada e principal cartão de visita, em que dá origem a diversos pratos como a paçoca de carne de sol, maria isabel sendo irresistível pelo seu sabor. 

Religiosidade, em que encanta milhares de fiéis todos os anos com a festa do padroeiro Santo Antônio. Em que inclusive, foi destaque este ano no programa da Globo Nordeste através do Giro Nordeste Junino, onde o Piauí escolheu a cidade de Campo Maior, para mostrar a parte cultural, que o município realiza em torno da crença popular e homenagem ao famoso santo casamenteiro. 

Paisagens, como o Parque Estadual Serra de Santo Antônio, um dos atrativos turísticos mais surpreendentes do Piauí. Com uma escadaria de 1.840 degraus nos seus 402 metros de altitude, e a sua riqueza de fauna e flora muito grande. 

Oferece diversas atividades aos visitantes, incluindo trilhas, observação de aves, espaços para acampamento, entre outros passeios imersivos como presenciar o nascer ou o pôr do sol. Se transformando durante o período de chuva, ganhando um novo atrativo: a cachoeira forma riachos e quedas d’água ideais para banhos refrescantes e relaxantes. A água, que corre pelas pedras, cria uma atmosfera tranquila, enquanto a vegetação ao redor intensifica a beleza natural.

Além da orla do açude grande, ideal para caminhadas enquanto contempla o por do sol, passeios com pets, e atividades de lazer, como passeios de caiaque ou jet ski. 

Com a sua área bem urbanizada, com a presença de restaurantes, bares e quiosques, o que a torna um local agradável para passar momentos de lazer. Como um belo cartão postal.  Além de desempenhar um papel importante no abastecimento de água da cidade e na agricultura local. 

História, local onde fica guardado e homenageia a história dos bravos combatentes da Batalha do Jenipapo. Inaugurado em 13 de março de 1994, e é composto por esculturas simbólicas que representam a bravura dos piauienses. O local não apenas presta tributo aos heróis anônimos da luta pela independência, mas também se tornou ponto turístico, educativo e de memória coletiva.

E local onde está enterrado os piauiense participantes do confronto. Todos os anos, no mês de março, o monumento é palco de homenagens cívicas, culturais e religiosas, reforçando o sentimento de orgulho e identidade do povo piauiense.

Comemorações

Em comemoração ao aniversário da cidade, uma programação especial promete movimentar a população e os visitantes. A atração principal ficou por conta do cantor Tarcísio do Acordeon, onde se espera uma multidão ao espaço de eventos com seu repertório de sucessos que misturam romantismo e forró moderno.

Pela primeira vez em sua história, Campo Maior será palco de uma Vesperata, marcando de forma inédita as celebrações pelos 263 anos do município. Serão dois dias de pura cultura e música que transformará a Praça Bona Primo, centro cultural da cidade, em palco para um espetáculo inesquecível. 

Mais de Campo Maior