Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  16:11

 Fotos: Gabriel Paulino

Quatro escolas da cidade de Campo Maior foram premiadas por obterem os melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi) em 2024. A premiação ocorreu nesta terça-feira (1⁰), no Teresina Hall realizada peo  Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

O evento se trata da 4ª edição do Gestão que Transforma, evento que consagra as escolas da rede estadual com os melhores resultados obtidos. A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário da Educação, Washington Bandeira, lideranças escolares e mais de mil participantes entre gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos educacionais.

Durante a solenidade, as escolas foram premiadas pelos avanços na aprendizagem, com destaque para a equidade e consistência nos resultados. Os servidores das unidades agraciadas foram premiados e vão receber um 14º salário, enquanto os estudantes que participaram da avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) em 2024, foram premiados com o equivalente a um salário mínimo.

Além de Campo Maior, outras 46 escolas de 13 cidades também foram premiadas. Confira a lista aqui.

Confira as escolas premiadas na cidade 

CETI Prof Ubiraci Carvalho ( 11⁰ lugar )

CETI Conego Cardoso ( 14⁰ lugar )

CETI Patronato Nossa Senhora de Lourdes ( 22⁰ lugar )

CETI João Alves de Macedo Filho ( 30⁰ lugar )

Premiação da escola CETI Patronato N S de Lourdes 

Para o governador Rafael Fonteles, o momento representa mais do que o reconhecimento dos resultados.

“A cada semestre, nos reunimos com os gestores das mais de 600 escolas da rede estadual para alinhar ações e garantir que o que é planejado pelo governo chegue à ponta. Os diretores e coordenadores são os maestros desse processo. Além da aprendizagem e da infraestrutura, trabalhamos a formação completa dos nossos jovens. Hoje também premiamos as escolas com melhor desempenho, com 14º salário para os servidores e prêmio para os alunos, valorizando o mérito em todas as gerências regionais”, explicou o gestor.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou o fortalecimento das metas e o reconhecimento das boas práticas educacionais.

“Estamos na 4ª edição do maior encontro de gestores escolares do Piauí, reunindo representantes dos 224 municípios para alinhar metas, ações e práticas inovadoras. Também fazemos aqui a premiação do Idepi, reconhecendo as 50 melhores escolas e as três melhores gerências regionais. O Piauí já é o 1º do Nordeste e 4º do Brasil, e queremos chegar ao topo nacional”, disse o gestor, afirmando que, a partir deste ano, qualquer escola que atingir sua meta também será premiada.

Deusenira Santos, diretora do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, no bairro Morada Nova, em Teresina, escola que conquistou o 1º lugar entre as 50 melhores no Idepi, destacou o protagonismo coletivo no resultado.

“Esse resultado reflete o trabalho de muitos protagonistas. O aluno é o centro, mas temos o apoio do Governo do Estado, professores, equipe administrativa e famílias presentes. Trabalhamos projetos que colocam o aluno como protagonista, buscando soluções e entendendo o valor do que aprendem. Planejamos muito, discutimos resultados com alunos, apresentamos para as famílias, e mostramos que sonhos são possíveis com metas e dedicação”, frisou a gesotora.

Um dos destaques desta edição foi a apresentação dos resultados da Missão Singapura, que levou gestores e técnicos à Ásia para conhecer experiências educacionais de sucesso.

A proposta foi adaptar os aprendizados ao contexto piauiense, com ênfase na formação docente, liderança escolar e melhoria dos indicadores de aprendizagem. Além das premiações, a programação do evento também contou com painéis temáticos, debates com especialistas, simulações práticas de rotina escolar e análise de dados pedagógicos.

Mais de Campo Maior