Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:02

JÚRI HISTÓRICO: Fidié é inocentado do massacre na Batalha do Jenipapo

 Fotos: Arquivo Pessoal

Aconteceu neste sábado (30/11) o julgamento de Fidié, militar português, que comandou, em nome da coroa portuguesa, uma batalha sangrenta que vitimou camponeses piauienses, nas margens do rio Jenipapo, em Campo Maior (PI).

No Júri Histórico, realizado pela academia Campomairense de Ciências, Artes, e Letras-ACALE, Fidié foi inocentado do massacre na Batalha do Jenipapo.

Hartônio Bandeira foi advogado de defesa e argumentou que Fidié apenas cumpriu ordens da coroa portuguesa, além disso a tropa portuguesa teria sido vítima de uma emboscada dos campomaiorenses no momento que passava pelo rio Jenipapo.

Dr William Paiva sustentou que Fidié usou de força desproporcional para realizar um massacre de civis, pois estava sob controle dele decidir se usava ou não essa força, podendo ter tentado diálogo com os campomaiorenses.

Ao final do julgamento, a juíza Zilneia Gomes pronunciou o resultado do Júri que foi 4x3 pela absolvição de Fidié.

Ao Campo Maior Em Foco, o advogado e professor Hartônio Bandeira informou que o julgamento de Fidié foi adequado a legislação da época e a contemporânea. O tribunal foi constituído da seguinte forma:

JUÍZA: Dra Zilneia Barbosa
DEFESA: Dr Hartônio Bandeira 
PROMOTOR/ ACUSAÇÃO: Dr. Willian Paiva

O evento aconteceu na Câmara Municipal de Campo Maior-PI e teve como jurados acadêmicos da ACALE e professores da UESPI, além da participação de três atores de Teresina representando Fidié, um camponês e um soldado da tropa de Fidié. 

O entusiasmo de realizar o “Júri Histórico” no Piauí partiu do advogado e professor de Direito Hartônio Bandeira, que tem estudado e avaliado de forma positiva a realização do evento para disciplina do Direito Penal, Cultura e História.

Confira o vídeo: 

 

Mais de Campo Maior