Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:45

Pedra fundamental de laticínio é inaugurada e irá produzir 300 mil litros de leite por dia

 

Nessa sexta-feira (12), aconteçeu o lançamento da pedra fundamental do Laticínio Vale do Gurguéia, que vai produzir 300 mil litros de leite por dia. O laticínio vai reunir produtores de leite da região e, de acordo com a Investe Piauí, terá um investimento de até R$ 450 milhões. O lançamento aconteceu na cidade de Cristino Castro, sul do Piauí.

São empresários de fora que acreditam no Piauí e estão investindo nessa região para produzir os derivados de leite., e aomde vai gerar mais de 1.500 oportunidades para pequenos produtores da região.

O governador Rafael Fonteles esteve presente e destacou que essa empresa de laticínio já produz seis tipos de queijo em Minas Gerais da marca Via Láctea. Aqui, será outro tipo, porque são outras condições de solo. Inicialmente, o projeto é para 300 mil litros de leite por dia, o dobro do que é produzido no Rio de Janeiro. O gestor ressaltou que vai ter uma nova bacia leiteira no sul do estado do Piauí integrada aos pequenos produtores. Segundo ele, o piauiense consome 1.300.000 litros de leite por dia e o estado só produz 150.000 litros por dia.

"O estado e a iniciativa privada estão juntos para capacitar esses produtores, com crédito subsidiado da Piauí Fomento, e o mais importante é ter para quem vender, que no caso é o laticínio. É por isso que a gente acredita num projeto como esse, uma âncora integrada com os pequenos, garantindo a industrialização da nossa produção agrícola e a cadeia do leite finalmente está à altura do nosso potencial", frisa Fonteles.

O empresário Marcos Cirilo, um dos investidores da Laticinio Vale do Gurguéia, declarou que está ocorrendo um grande marco do desenvolvimento da maior bacia leiteira que será formada no Piauí. "Aqui, através do Banco de Fomento, será investido nos produtores rurais para eles terem renda de qualidade. E nós do laticínio iremos garantir 100% da compra do leite produzido, com uma capacidade para 300 mil litros por dia. E com isso iremos beneficiar mais de 1500 famílias", finaliza Cirilo.

Segundo o diretor da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Piauí, Feliphe Araújo, o Laticínio do Vale do Gurguéia é de fundamental importância para a região de Cristino Castro e vai impulsionar o desenvolvimento com geração de emprego e renda.

Já o diretor da Investe Piauí, Victor Hugo, declarou que o projeto do Laticínio Vale do Gurguéia vai gerar mais de 1.500 oportunidades para pequenos produtores da região do Vale do Gurguéia. "A Investe Piauí está fazendo todo o acompanhamento desse investimento em Cristino Castro. As outras instituições do governo, o nosso Badespi também irá apoiar os produtores rurais que vão gerar parte desse leite que será consumido", ressalta Hugo.

Mais de Economia