Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:51

Avião com 153 passageiros desvia da rota após pilotos cochilarem por quase meia hora

 

Um avião com 153 passageiros desviou da rota após os dois pilotos cochilarem por quase meia hora na Indonésia. O governo do país informou no sábado (9) que abriu uma investigação para apurar o ocorrido.

O caso aconteceu no dia 25 de janeiro e envolveu um Airbus A320 da Batik Air. De acordo com uma investigação preliminar do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes da Indonésia, naquele dia, os pilotos fizeram dois voos entre as cidades de Kendari e Jacarta.

Durante o primeiro voo, com destino a Kendari, o copiloto disse ao colega que não havia descansado direito, pois tinha acordado várias vezes durante a noite para ajudar a mulher a cuidar de gêmeos recém-nascidos.

O copiloto, então, foi autorizado a descansar e dormiu por cerca de 30 minutos. O voo pousou normalmente em Kendari.

Por volta das 8h, pelo horário local, a tripulação fez o trajeto de volta, com destino a Jacarta. Neste voo, o piloto que tinha permanecido acordado na viagem anterior pediu para descansar.

De acordo com as investigações, com cerca de 1h30 de voo, o copiloto, que estava no comando do avião, também dormiu. A torre de controle chegou a tentar entrar em contato com a aeronave várias vezes, mas não obteve resposta.

Cerca de 28 minutos depois, o piloto que havia sido autorizado a descansar acordou e notou que o colega também havia dormido. O comandante percebeu que o avião já havia desviado da rota.

Segundo o documento das autoridades da Indonésia, o piloto afirmou ao controle que o rádio tinha sofrido um problema de comunicação. Na sequência, o avião pousou normalmente. Ninguém ficou ferido.

As autoridades da Indonésia enviaram recomendações à Batik Air para reforçar procedimentos de segurança.

Fonte: G1

Mais de Mundo