Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:20

VÍDEO: tornado é registrado no nordeste brasileiro e assusta moradores

 

Um tornado destelhou casas no município de Estrela de Alagoas, no Agreste alagoano, na tarde desta quinta-feira (22). Moradores do povoado Lageiro dos Nicácios, na zona rural, registraram o fenômeno.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) afirmou que o tornado que atingiu a região foi de pequena proporção, segundo a escala Fujita, que mede a intensidade dos tornados. O fenômeno foi um tornado F0, que é caracterizado por velocidades do vento inferiores a 117km/h e normalmente causam poucos danos. Segundo a Semarh, a ocorrência de tornados não é comum na região atingida. O fenômeno provocou estragos em cerca de 10 residências.

O morador Jeronias Lageiro contou que ninguém ficou ferido, mas que o tornado destelhou casas e derrubou paredes.

"Graças a Deus ninguém se machucou. Agora as casas por onde passou, só estrago", disse. Segundo o morador, a Prefeitura de Estrela de Alagoas se comprometeu a fazer os reparos nas casas atingidas.

VEJA O VÍDEO 

Em nota publicada pela Semarh, o meteorologista Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, explicou como um tornado se forma.

"Tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão que se materializa quando seu funil toca o chão conectando uma nuvem de tempestade ao solo".

Vinicius Pinho falou também sobre as causas do tornado em Estrela de Alagoas.

"No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento. Além do cisalhamento do vento, foi possível observar através de imagens de satélite um escoamento de leste com o ar mais quente e úmido e outro de sul com um ar mais frio e seco nas bordas de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que está posicionado sobre o oceano, o que tem provocado o aumento da instabilidade sobre o estado de Alagoas, e que favoreceu a formação do tornado".

Vórtice Ciclônico em Altos Níveis é um centro de baixa pressão que se forma nos altos níveis e pode se estender para níveis mais baixos da atmosfera.

Casa destelhada por redemoinho 

 

Com informações do g1

Mais de Brasil