Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:07

Apenas 06 candidatos do Piauí obtiveram nota 1000 na redação do ENEM 2023. Confira o resultado

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (16) os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. Aonde o estado do Piauí foi um dos estados que registrou mais redações nota 1000 no Enem 2023 do Brasil. O estado está entre os cinco com mais candidatos com a maior nota do Enem.

O estado de São Paulo e Rio de Janeiro tiveram sete candidatos e Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul tiveram seis alunos. No estado do Piauí , a nota veio de estudantes de escolas particulares.

Das 60 maiores notas da redação,  realizada  durante o Exame no ano passado, seis são candidatos piauienses. No ano passado, somente 18 candidatos em todo país conseguiram nota 1000, uma delas foi uma estudante do Piauí. Este ano, o tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

Leia mais : Tema da redação do Enem é " Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" 

No Piauí, um total de 99.644 candidatos foram inscritos para participar da prova. 

O MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizam uma entrevista coletiva para comentar sobre os resultados.

Saiba como acessar a nota 

O acesso às notas deve ser feito por meio da Página do Participante com o login único da plataforma gov.br - o CPF do participante com a senha escolhida no ato da criação da conta.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, a superintendente da Educação Básica e Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, explicou o próximo passo que o candidato deve seguir após a divulgação da nota. 

“O candidato que obteve um desempenho vai agora, a partir do dia 22 até o dia 25, ingressar no Sisu. Este ano, haverá um único edital lançado por ano, portanto, em 2024 só haverá um edital do Sisu, embora o ingresso possa acontecer tanto no primeiro semestre quanto no segundo”, destacou a superintendente.

Viviane Carvalhedo ressaltou ainda a mudança na Lei de Cotas no Enem 2023. Neste ano, candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência concorrerão às vagas reservadas apenas se não alcançarem, inicialmente, as notas para a ampla concorrência.

“Este ano, o Sisu vai respeitar a Lei de Cotas, portanto, o estudante que, mesmo tendo indicado no Enem 2023 cotas para as ações afirmativas, pode ingressar com base no seu desempenho dentro da ampla concorrência também. Uma boa novidade”, destacou.

Lista de universidades com vagas para o Sisu já está disponível

Já está disponível para consulta a lista de instituições de ensino superior que vão oferecer vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024. São 127 universidades, distribuídas por todo o país, e 264.360 vagas, a maioria delas para cursos em tempo integral, com 121.750 vagas para cotas e 19.899 para ação afirmativa própria da instituição.

No Piauí, as universidades estão ofertando 10.515 vagas. Para concorrer, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não ter zerado a prova de redação.

As inscrições para o processo seletivo começam no dia 22 de janeiro. Os estudantes podem escolher entre instituições federais, estaduais, municipais e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

Com informações do Cidade Verde

Mais de Educação