Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:03

Helicóptero cai em fazenda do Maranhão e mata piloto

 

Um helicóptero caiu, na manhã de terça-feira (2), em uma fazenda localizada em Santa Luzia, cidade a 294 km de São Luís. O piloto da aeronave, identificado como José Rondinelle da Encarnação Rodrigues, de 43 anos, estava sozinho e morreu durante a queda.

A aeronave era um Róbson 44, que foi modificada para realização de pulverização agrícola e estava a serviço da fazenda Agro-Maratá.

José estava sozinho durante o voo e morreu no local da queda, pois o helicóptero pegou fogo assim que caiu. O corpo de José foi encontrado minutos após o acidente pelo seu filho, de 18 anos, e por funcionários que trabalham na fazenda a uma distância de 3 km do hangar.

Uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA) saiu de São Luís com peritos do Instituto Médico Legal (IML) para fazer o resgate do corpo, que vai passar por perícia na cidade de Imperatriz.

Qual foi a causa do acidente?

Ainda não se sabe exatamente qual foi a causa do acidente, porém, já existem alguns indícios. De acordo com a Polícia Civil, a aeronave teve problemas técnicos pouco antes do acidente.

Foram ao menos duas duas panes, sendo uma por falta de combustível e outra por perda de potência, que foi resolvida pela própria vítima realizando a limpeza do filtro de combustível da aeronave.

O avião era registrado e o piloto tinha certificação?

A Polícia Civil ainda investiga o caso, mas as primeiras informações indicaram que a aeronave estaria em situação irregular desde 2020 e que o ⁠piloto não teria documentação necessária para operar o equipamento.

Além disso, o helicóptero não teria sido submetido a uma revisão (seguindo os procedimentos legais), desde 2020.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também informou que a aeronave pertencia ao piloto José Rondinelle e estava com a operação negada para táxi aéreo. Além disso, o Certificado de Aeronavegabilidade do helicóptero estava suspenso e vencido desde agosto de 2020.

Fonte: g1

Mais de Brasil