Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:47

Na China, governador Rafael assina acordos que prometem desenvolvimentos e benefícios para o Piauí

 

Após reunião de negócios com empresários piauienses e chineses, o governador Rafael Fonteles deu continuidade na sua agenda nessa quinta-feira (26) em Fuzhou, capital da província de Fujian, com a assinatura de três Memorandos de Entendimento (MoU) com o Governo de Fujian.

Os memorandos foram firmados em encontro com o governador de Fujian, Zhao Long. O primeiro trata-se de um acordo de amizade entre Fujian e o Piauí, que promove o intercâmbio amigável entre os governos e os povos das duas províncias e estados.

Além disso, o MoU estabelece relações econômicas e comerciais entre as partes, especialmente nas áreas de educação, tecnologia, cultura, portos, zonas de livre comércio e treinamento de talentos. O acordo fortalece, ainda, o intercâmbio e a cooperação prática entre os países dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

O segundo acordo assinado envolve o Porto de Xiamen – visitado pelo governador, na última quarta-feira (25) – e o Porto de Luís Correia. No Memorando de Entendimento fica definido o desenvolvimento de projetos conjuntos, pesquisas e estudos entre a Investe Piauí e a Xiamen Port Group – empresa responsável pela administração do Porto de Xiamen –, com o objetivo de melhorar as operações do porto piauiense e promover a produção de energia renovável na região.

Já, o terceiro acordo estabelece a união entre a Zona Piloto de Livre Comércio de Xiamen – também visitada pelo governador, na última quarta-feira (25) – e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. O MoU assinado é um passo importante para a promoção da cooperação econômica e tecnológica entre o Piauí e a China, abrindo caminho para a realização de projetos conjuntos nas áreas de comércio, investimentos, inovação e tecnologia.

Após a assinatura dos acordos, o governador destacou que estes resultarão em diversos benefícios ao Piauí. "Esse foi um dos momentos mais importantes em nossa missão pela Ásia em busca de parcerias e investimentos para várias áreas e nichos do nosso estado. Estou feliz em fazer parte desse momento tão especial para o Piauí, que merece ser cada vez mais reconhecido mundo afora", finalizou Rafael Fonteles em suas redes sociais.

Mais de Negócios