Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:24

Energia é retomada no Piauí após 05 horas de apagão nacional

 

O fornecimento de energia foi retomado na totalidade no Piauí por volta das 14h45 desta terça-feira (15). Segundo a empresa, a retomada acontece de forma gradual e foi iniciada pelo Sul do Piauí, conforme orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Alguns pontos da capital também já tiveram a energia reestabelecida. 

No Piauí, o retorno aconteceu de forma gradual e, às 14h45 desta quarta-feira (15), o fornecimento de energia foi restabelecido para 100% dos clientes impactados em todo o estado", diz a nota da empresa. 

O apagão teve início por voltadas 8h30 e além do Piauí, também atingiu outros 25 estados brasileiros. 

 

O CASO

Um apagão de energia elétrica afetou o Piauí e vários estados brasileiros, principalmente das regiões Norte e Nordeste, na manhã dessa terça-feira (15), .

O apagão teve início por volta das 8h30. Pelo Twitter, internautas de vários estados, como Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, fazem relatos sobre a queda de energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 8h31,  houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. "Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", diz a nota. 

As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda destacou que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos.

A Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento de energia em todo o estado, se manifestou através de nota: 

O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. 

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Assessoria de Imprensa - Grupo Equatorial

Fonte/Créditos: Cidade Verde

Mais de Geral