Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:29

Sobe para 91 o número de casos suspeitos de microcefalia no Piauí

O estado teve crescimento de 15% em relação à semana passada, quando foram registrados 77 casos.

 Foto: Reprodução

O Estado do Piauí registrou 91 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao vírus Zika, em 30 municípios, até 23 de janeiro de 2016. No país, já foram registrados 3.448 casos suspeitos, sendo que em 270 foi confirmada como microcefalia e em seis, a relação com o vírus Zika. 

 

Dos casos notificados, 29 são do sexo masculino e 62, feminino. Quatro óbitos estão em notificação e um óbito confirmado. Nove casos foram registrados como intrauterinos.

 

O Piauí teve crescimento de 15% em relação à semana passada, quando foram registrados 77 casos. O diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas), Herlon Guimarães, afirma que o aumento dá-se também porque os profissionais de saúde estão mais vigilantes nas notificações. “Apresentamos o Plano Estadual de Combate ao mosquito Aedes aegypti nas onze Regionais de Saúde, contemplando todos os municípios e já iniciamos a capacitação aos profissionais de saúde em Bom Jesus, Uruçuí e Corrente e municípios em seu entorno, apresentando o fluxograma de atendimento a grávidas e bebês, o que melhora a notificação”.

 

Ele ressalta a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito nas residências, onde em torno de 70% dos focos são encontrados. “Temos que fazer a nossa parte. Pedimos à população que cada cidadão, cidadã, elimine os focos, o mosquito. Em sua maioria, o mosquito está em ambiente doméstico, em torno de 70% foram encontrados em casas. É necessário que façamos uma varredura e possamos diminuir os focos e criadouros, principalmente em nossas casas”, afirma.

 

Visita aos imóveis
Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde desenvolveram um sistema onde os municípios podem informar diariamente as visitas realizadas nos imóveis. É na Sala Estadual de Coordenação e Controle do Plano Nacional de Enfretamento à Microcefalia onde é feito o monitoramento, de forma instantânea, das ações realizadas nos municípios.

 

O sistema (www.pnem.saude.pi.gov.br) foi lançado na semana passada pelo secretário Francisco Costa, e os dados atualizados até o dia 27 de janeiro apontam que mais de 360 mil imóveis foram visitados, em 175 municípios, sendo que em 14.230 imóveis foram encontrados focos do mosquito.

Por Otávio Neto

Mais de Geral