Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:31

Holandês esquece idioma nativo ao acordar de operação no joelho.

Jovem de 17 anos acordou de cirurgia sem conseguir falar com médicos conterrâneos. Ele também acreditava estar em Utah, nos EUA — local onde nunca esteve

 ARTE/R7, COM PIXABAY

Um holandês de 17 anos foi submetido a uma cirurgia no joelho, após lesão sofrida durante uma partida de futebol. Apesar do procedimento ter sido realizado em um hospital local, o jovem paciente acordou da anestesia sem conseguir se comunicar com a equipe médica na língua nativa. Ele falava apenas em inglês, idioma que aprendeu na escola, mas que nunca utilizava fora da sala de aula. 

Além disso, o rapaz também não reconhecia os próprios pais e acreditava estar em alguma parte de Utah, nos EUA. 

A história curiosa veio à tona recentemente por meio do períodico Journal of Medical Case Reports, onde o paciente foi enquadrado em um caso extremamente raro de "síndrome da língua estrangeira" — que diverge da síndrome do sotaque estrangeiro, quando um indivíduo passa a falar com a pronúncia característica de determinada região. 

Até hoje, pouco se sabe sobre a condição, que possui apenas oito relatos dentro da literatura médica. A duração das ocorrências variam entre alguns minutos até vários dias. 

O jovem jogador, por exemplo, voltou a falar holandês ao ser visitado por amigos, cerca de 24h após a cirurgia. Submetido a exames regulares nos meses seguintes, ele afirmou não ter dificuldade em falar ou entender a língua nativa. No entanto, relatou não conseguir se lembrar das coisas tão bem quanto antes do procedimento no joelho. 

Até o momento, médicos acreditam que a condição apresentada pelo rapaz possa estar relacionada de alguma forma ao delírio do despertar pós-operatório. 

 

Fonte: R7 

 

 

Walton Carvalho

Mais de Mundo