Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:41

'Preciso salvar o governo', diz Bolsonaro ao escolher Ciro Nogueira para Casa Civil

A entrada do senador provocou a mais profunda mexida no governo desde a posse de Bolsonaro.

 Com informações: Meio Norte

O presidente Jair Bolsonaro buscou um argumento forte para desalojar do cargo seu amigo e ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. "Preciso salvar o governo", disse Bolsonaro aos assessores quando revelou que chamaria o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PI), para o comando da Casa Civil da Presidência da República. 

A entrada do senador provocou a mais profunda mexida no governo desde a posse de Bolsonaro. Ciro Nogueira não tem a popularidade do ex-juiz Sergio Moro, que foi demitido do Ministério da Justiça, mas o senador comanda o maior partido do centrão, grupo de legendas de centro e de direita que dá as cartas no Congresso.

O centrão deu sustentação a todos os governos desde o fim da ditadura militar. Nas vezes em que rompeu, o presidente da República acabou sofrendo impeachment. Foi o caso do hoje senador Fernando Collor de Mello (Pros-AL) e da petista Dilma Rousseff. 

E houve uma ameaça real de que isto ocorresse com Bolsonaro num momento em que ele enfrenta a CPI da Covid no Senado; quase 600 mil mortes pela pandemia; acusações de corrupção no Ministério da Saúde; e 127 pedidos de abertura de processo de impeachment na Câmara, presidida por um deputado do PP, Arthur Lira (AL).

Bianca Viana

Mais de Política