Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:01

Lockdown: Saiba o que funcionará no final de semana no Piauí

Anúncio foi feito pelo governador Wellington Dias (PT) nesta terça-feira (30). Serão quatro dias com horários mais restritos de funcionamento de serviços essenciais. Decreto ainda vai detalhar regras.

 Com Informações: G1 Piauí

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta terça-feira (30) que o estado terá medidas mais rígidas para o funcionamento de serviços essenciais a partir desta quinta (2). Um decreto, segundo o governador, será publicado especificando as regras.

Segundo informou Wellington Dias, postos de gasolina e supermercados e mercados ficarão fechados neste sábado (4) e domingo (5). O estado decretou ponto facultativo a partir de quinta, orientando os prefeitos dos 224 municípios também adotarem esse mecanismo.

Para Wellington Dias, as medidas mais rígidas nesses dias no estado irão possibilitar a flexibilização do decreto de isolamento a partir do dia 6 de julho. O setor da construção civil será o primeiro a ser liberado. No dia 13 de julho, será autorizado o setor automotivo.

“Queremos alcançar um índice de isolamento social nesse período porque ele é fundamental para ter passos maiores a partir do dia 6 de julho. Isso tudo para uma retomada organizada.

A qualquer momento, com uma situação onde a infecção ofereça ricos à vida, a gente pode ter passos para trás. Libera no dia 6 de julho, depois dia 13 de julho, vamos tratar sobre os passos seguintes, se permanece ou não”, comentou Dias.


Quinta e sexta, dias 2 e 3 de julho


Funcionam os serviços considerados essenciais, supermercados, farmácias, drogarias, padarias, serviços de saúde e de delivery, e postos de combustível. Também será ponto facultativo nos órgãos públicos.


Sábado e domingo, dias 4 e 5 de julho

Funcionam apenas farmácias e drogarias, delivery exclusivamente para alimentação; borracharias, postos de combustíveis e pontos de alimentação localizados em rodovias; atividades agrícolas e agroindustriais.


O que muda?

O governo do estado já havia adotado horários mais restritos de funcionamento em outros seis finais de semana, porém, apenas no domingo era o dia com regras mais duras, com apenas farmácias, padarias e serviços de alimentação de delivery funcionando. Agora, serão dois: o sábado (4) e o domingo (5).

A intenção é aumentar os índices de isolamento social. No sábado, dia 27, essa taxa foi de 44,8%, quase seis pontos percentuais a mais do que registrado no sábado anterior, dia 20. No domingo, 28, o índice subiu para 50,5%, contra 48,6% do domingo dia 21.


Mapa da retomada das atividades econômicas

Wellington Dias também anunciou que o estado vai descentralizar as decisões de retomada, onde cada região do estado será dividida devido ao risco de transmissibilidade da Covid-19. Uma reunião, agendada para o dia 22 de julho, irá definir o mapa de liberação.

“Vamos assegurar que as pessoas possam ter muita clareza [sobre a retomada organizada]”, avaliou o governador. Isolamento social

“No dia 6 de julho, vamos publicar o mapa de risco e o mapa seguinte [de liberação]”, completou.

A discussão sobre a volta das atividades presenciais da educação só deve acontecer em agosto. “É uma parte mais complexa, vai para a última etapa”, disse Wellington.

Wellington Dias tinha anunciado na semana passada a prorrogação do decreto de isolamento social até o dia 6 de julho no Piauí . Desde o dia 19 de março, por causa da crise de Covid-19, o Piauí tem regras que restringiram as atividades econômicas, liberando apenas serviços essenciais.

Para a decisão de prorrogar o decreto, o governo do estado usou uma pesquisa que indicou aumento no número de infectados, saltando de 134 mil para 334 mil piauienses com Covid-19. Em números oficiais, o Piauí ultrapassou a marca de 600 mortes por causa da Covid-19. São mais de 20 mil casos de coronavírus confirmados.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Bianca Viana

Mais de Geral