Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:12

Professores municipais entram em greve por tempo indeterminado em Juazeiro do Piauí

 FOTO: ARQUIVO SINDICATO

A partir desta quarta-feira (06) os professores municipais de Juazeiro do Piauí deflagraram greve por tempo indeterminado, até que o prefeito resolva cumprir com suas reivindicações.

Os professores exigem o cumprimento do que é estabelecido em lei e em portaria do governo federal, que é o reajuste do piso salarial nacional, que para o ano de 2022 ficou estabelecido em 33,24%

Após duas rodadas de negociações, com a presença do Ministério Público, inclusive, o prefeito Wilson Gomes insiste em negar o direito adquirido pelos docentes municipais, propondo-se a pagar apenas 20% do que foi estabelecido pelo governo.

Segundo a Presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais em Educação de Juazeiro do Piauí, Adriana Bacelar, a história dos professores em Juazeiro do Piauí é uma história de desvalorização, desrespeito e perseguições, mas também de resistência e muita luta.

"No ano 2000, o prefeito Zé Neto demitiu sem justa causa todos os professores aprovados na gestão anterior de Zeca Visgueira, realizado em 1997. Passamos 8 anos fora das salas de aula, mas lutamos incansavelmente, fomos à justiça, à televisão e finalmente a justiça nos retornou às nossas funções e recebemos a primeira parte do precatório, restando outra no valor de cinco milhões de reais. Na gestão seguinte, do prefeito Antônio Filho, foi criado um plano de cargos e salários que não contempla nossas necessidades e nos desvaloriza profissionalmente. Durante a gestão de Tonho Veríssimo, foi-nos tirado um dinheiro que era nosso, oriundo do governo federal via precatório, gastaram os 40% que lhes era de direito e não pagaram a nossa parte", disse a Presidenta, Adriana Bacelar.

Ainda em  entrevista ao EmFoco, a presidenta declarou que a gestão do prefeito Zé Valdo foi campeã de perseguições e desrespeito.

"Não contemplaram nossos direitos e nos insultaram de tal forma a chegar ao ponto de querer reduzir nossos salários. Fomos à rua, fizemos passeata pra requerer nossos direitos que nunca nos deram. Mas nunca deixamos de lutar. Nunca nos calamos e agora estamos novamente na luta, para que se cumpra a lei e recebamos nosso reajuste salarial que é de direito. Essa luta não é só nossa, é uma luta de toda a sociedade do município, pois professores desvalorizados e desrespeitados não podem oferecer uma educação de qualidade aos alunos. Por isso, contamos com o apoio de todos. Os professores com o apoio de alunos, pais de alunos, vereadores e de toda a sociedade, com certeza vencerão essa luta", finalizou a Presidenta.

Vale ressaltar que na região dos Carnaubais, somente Juazeiro do Piauí não está cumprindo a lei e devido a isso os professores paralisaram suas atividades que serão retomadas, inclusive com reposição de aulas para que não haja perdas de carga horária para os alunos, tão logo o prefeito aceite cumprir a lei.

Além da paralização das aulas os professores prometem promover manifestações pelo município a partir de segunda feira (11/04/2022) com a participação da classe.