Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:53

Prefeito de Juazeiro do Piauí se nega a pagar aumento para professores

 

O prefeito de Juazeiro do Piauí, José Wilson Pereira Gomes (P C do B) caminha na contramão de todos os seus colegas gestores da região e está se negando a pagar o aumento de 33,24% concedido por lei federal aos professores. O prefeito alega que o município não tem como arcar com as despesas adicionais do aumento.

Já praticamente fechando o terceiro mês sem o aumento, a categoria se reuniu o prefeito e com vereadores na última quinta-feira (17). A reunião foi um fiasco, segundo representantes do Sindicato dos Servidores, ouvidos pelo Em Foco, haja vista que prefeito ofereceu apenas 13% de aumento e não apresentou números que comprovam que as receitas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do município não são suficientes para pagar o aumento.

Antonio Wilson assumiu o município em outubro de 2021 e já recebeu, somente de Fundeb, pouco mais de R$ 2.400,000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).

A presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Antonia Verozilda, disse ao Em Foco que a proposta do prefeito é inaceitável e que gestores da região, de municípios com situação semelhante a Juazeiro do Piauí, deram percentuais até acima do estabelecido pelo governo federal.

Uma nova reunião foi marcada para essa terça-feira para tentar chegar a um acordo e caso o prefeito não cumpra o que termina a lei federal, a categoria já irá fazer uma assembleia geral na quarta-feira e entrar de greve, além de ir ao Ministério Público denunciar o gestor.

PREFEITO É FILHO DE PROFESSORA

A atitude de desvalorização da categoria que fazem a educação do município já soa muito mal para o prefeito, pelo fato de o mesmo tentar tirar um direito adquirido, e que está sendo cumprindo por todos os outros gestores. Mas piora ainda mais quando se sabe que o prefeito é filho de uma professora: a vereadora Antonia Pereira Gomes “Pretinha” sua mãe, é professora aposentada do município de Juazeiro.  Ele tem vários mandatos de parlamentar e na eleição de 2020 foi a mais votada no município.

AUMENTO TAMBÉM DEPENDE DOS VEREADORES

Caso o prefeito Antonio Gomes aceite cumprir a lei, os professores ainda terão que esperar que o executivo envio lei município regulamentando o gasto e para isso dependem também que os vereadores aprovem a mesma.

A presidente do Sindicato diz que o prefeito tem maioria absolta de vereadores na câmara, em um total de seis. Um desses vereadores a sua própria mãe. Antonia Verozilda diz que durante os debates iniciais, os parlamentares ligados ao prefeito ficaram calados, não se manifestando em favor da categoria. Apenas os três vereadores de oposição foram a favor que o prefeito cumpra a lei.

O OUTRO LADO

A Redação do Campo Maior em Foco tentou entrar em contato com o Prefeito, mas não obtivemos retorno.