Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:22

Coordenadoria da Mulher inaugura a nova sede em José de Freitas e Alto Longá (PI)

Na ocasião, ocorrerá a entrega do selo do Programa Pró Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, além de formalizar as OPMs em mais 06 municípios.

 

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres- CEPM, no dia 13 de dezembro, às 11h realizará a inauguração da nova sede, Avenida Petrônio Portela, n°1900, bairro Aeroporto, entrega do selo do Programa Pró Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e formalização do Organismo de Políticas para as mulheres e entrega de Kits (computador de mesa, impressora e imobiliário) dos municípios de Guadalupe, Alto Longá, José de Freitas, Luís Correia, Marcos Parente e Palmeiras.

A Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí, criada pela Lei nº 6.465, de 19 de dezembro de 2013. Uma das suas principais atribuições é o planejamento, a coordenação, execução e articulação das políticas públicas para as mulheres buscando articular os diferentes atores sociais para fortalecer as políticas de mulheres, bem como fomentar a criação e a Implementação dos Organismos para as Mulheres (OPMs) nos municípios piauienses.

Um dos objetivos da Coordenadoria da Mulher é diagnosticar a realidade sob o enfoque de gênero e raça/etnia em cada âmbito da interação social; transversalizar o enfoque de equidade de gênero e raça/etnia no planejamento das demais Secretarias de Estado, como forma de institucionalizar a equidade através das políticas públicas e, consequentemente, identificar sua representação nas articulações no poder local/regional/estadual e  articular, com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, ações em prol da diminuição das desigualdades entre homens e mulheres dentre outras atribuições. Além disso, desenvolver ações e campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher.

A nova sede da Coordenadoria de Políticas para as mulheres irá ampliar a humanização dos serviços em prol das mulheres e também será sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher- DEAM- Norte, Patrulha Maria da Penha, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Durante o evento será entregue o selo do Programa Pró Equidade de Gênero, Raça e Diversidade para 8 instituições governamentais que durante o ano de 2021 realizaram ações considerando a raça, o gênero e a diversidade cultural na sua cultural organizacional construindo uma gestão mais humanizada buscando gerar impacto positivo nas ações da instituição.

Na programação também serão formalizados os Organismos de Políticas para as mulheres nos municípios Guadalupe, Alto Longá, José de Freitas, Luís Correia, Marcos Parente e Palmeiras que também receberam o Kit (imobiliário e computador completo) para que a gestão possa iniciar os trabalhos com mais eficiência e estrutura. Portanto, as OPM visa articular, elaborar, coordenar, organizar e implementar as políticas públicas específicas para as mulheres nos municípios.