Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:50

99 ANOS: Altos (PI) possui histórias e tradições que fortalecem a cultura piauiense

O início do povoamento das terras abrangidas pelo atual Município data de 1800, quando João de Paiva Oliveira, vindo do Ceará, fixou residência em São José dos Altos.

 

Nesta terça-feira (12), a cidade de Altos (PI), completa 99 anos de emancipação política. Conhecida como 'Capital da Manga', Altos possui histórias e tradições que fortalecem a cultura piauiense. A história de Altos começou a partir de 1800, com a chegada, proveniente do Ceará, da família Paiva sob a chefia de João de Paiva Oliveira, vinda da região Novo Oriente. 

O início do povoamento das terras abrangidas pelo atual Município data de 1800, quando João de Paiva Oliveira, vindo do Ceará, fixou residência em São José dos Altos. Seus descendentes, ocuparam os lugares denominados Alto-Franco, Alto da Casa Nova e Alto de João de Paiva, posteriormente, chamados Altos de João de Paiva.

O Cônego Honório José Saraiva, vigário da freguesia de Nossa Senhora do Amparo, de Teresina, a qual Altos de João de Paiva pertencia, foi uma das figuras que muito contribuíu para o desenvolvimento do lugar. Em 1891, o Capitão Francisco Raulino ali se estabeleceu com a primeira loja de tecidos nacionais e estrangeiros e outras mercadorias, iniciando também, a exportação. Nessa época, o Povoado contava com 9 casas cobertas de palha. Por iniciativa do benemérito Cônego Honório em 1901, foi iniciada a construção da Igreja de São José.

Igreja de So Jos - Altos - PI | Mapio.net

TURISMO

Em relação ao turismo, o município conta com rios perenes, riachos com piscinas naturais, possuindo uma estrutura propícia ao ecoturismo e à prática de esportes radicais. A cidade de Altos possui ainda três sítios paleontológicos, com a presença de lenhos fósseis que datam de 230 a 250 milhões de anos (Era Paleozoica), localizados nas localidades rurais Gameleira, Serra do Gustavo (também conhecida como Boqueirão do Brejo) e Barrinha. Possui ainda a Floresta Nacional dos Palmares (única do Estado), com 170 ha, unidade de conservação ambiental federal administrada pelo IBAMA.

NOTÍCIAS RELACIONADAS: Pesquisadores da UFPI planejam a criação de Sítio Paleontológico em Altos (PI)

CULTURA - A capital da Manga

Quanto ao turismo cultural, Altos possui grande número de festividades que atrai pessoas de todo o Estado, como é o caso dos festejos de São José (na Igreja Matriz) que ocorre no mês de março. Todos os anos, milhares de devotos participam dos festividades em honra a São José, que unem a tradição cultural e religiosa local. Considerado um dos maiores festejos do Piauí, a cidade recebe anualmente visitantes de várias cidades e até mesmo de outros estados do Brasil, que participaram da festa do Santo Padroeiro. 

O saudoso Show da Rádio, fundado pela comunicadora e ex-prefeita Elvira Raulino, colocou a cidade entres os municípios que mais atraiam turistas, com grandes shows de artistas nacionais, que marcaram o 21 de setembro na memória dos Altoenses. Já o título Capital da Manga, deve-se por todos os lados da cidade, se encontram pés de manga, na estrada o produto que mais se encontra é a fruta. Altos tem mais de 70 espécies catalogadas, a fruta tem relação histórica, social e econômica com o município piauiense, onde o fundador João de Paiva trouxe dentre os seus pertences, sementes da manga.

ESPORTE

Fundado em 2013, após chamada pública da prefeitura de Altos para formar um time, a Seleção de Altos, para disputar a edição da Copa Meio-Norte. O bom resultado na competição, que nunca foi finalizada, fez com que as autoridades públicas e o empresariado local fomentassem a formação de um time. Profissionalizou-se apenas em 2015 para disputar a Segunda Divisão estadual, que voltava a ser realizada 8 anos após sua última edição (2007).

Na fase inicial, coube ao atacante Rafael Barbosa marcar o primeiro gol da história profissional do Altos, na partida contra o Timon. A equipe ficou em segundo lugar (atrás do Picos) e garantiu, além da classificação para a final, o acesso à Primeira Divisão em 2016. Na decisão, o "Jacaré" venceu o Picos por 2 a 0 no estádio Felipão, e, na partida de volta, um empate por 1 a 1 garantiu o título da Segunda Divisão ao Altos, logo em seu ano de estréia como equipe profissional.

O clube estreou em 8 de fevereiro de 2017 na Copa do Brasil contra o CRB e fez história, ganhando por 2 a 0 no Estádio Lindolfo Monteiro. O clube disputou a segunda fase da Copa do Brasil contra o Criciúma, que já foi campeão da competição, empatando no tempo normal e perdendo por 4 a 3 nos pênaltis, sendo eliminado de forma invicta. Por fim, em 2017 sagrou-se Campeão Piauiense e único detentor de todas as vagas para os campeonatos em 2018: Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Campeonato Brasileiro.

Em 2019, o Altos disputou a maior partida de sua história, contra o Santos Futebol Clube, pela primeira fase da Copa do Brasil de 2019 em seu Estado. O clube paulista venceu por 7x1 no estádio Albertão, na capital Teresina. Em 2020, após o Campeonato Piauiense ter sido suspendido por conta da pandemia, o Altos terminou na terceira colocação no certame. Na Copa Nordeste de 2020, o time não garantiu classificação para fase de grupos, porém mudou sua história com o histórico acesso de um time do Piauí.

Apesar dos resultados negativos no começo do ano, o Altos fez uma campanha memorável na Série D. Após ser líder de seu grupo e terminar como uma das melhores campanhas da primeira fase, o Altos enfrentou o tradicional Rio Branco/AC na Terceira Fase. Após vencer o adversário nortista por 5x1 no placar agregado, o Jacaré enfrentou o Salgueiro de Pernambuco na Segunda Fase, time que chegou a estar na Série B do Brasileiro em anos recentes.

Após uma disputa equiparável, o Altos conseguiu bater o adversário pernambucano nos pênaltis. Na fase decisiva para a classificação à Série C, o Altos enfrentou o time catarinense Marcílio Dias. Após um primeiro jogo disputado em Santa Catarina, o Jacaré goleou a equipe sulista por 5x1 no segundo jogo, ascendendo à Terceira Divisão nacional e tornando-se o primeiro time piauiense nas primeiras três divisões desde o rebaixamento do arquirrival River, em 2016. No dia 10 de janeiro de 2021, venceu o Clube Náutico Marcílio Dias pelo placar histórico por 5x1 em partida válida pelas Quartas de finais do Brasileirão- Série D de 2020 no estádio Estádio Municipal Felipe Raulino, na cidade de Altos, no Estado do Piauí.

FONTE: WIKIPÉDIA/G1/ALTOS OFICIAL