Curta a nossa página
 
13/02 21h58 2016 Você está aqui: Home / Jatobá do Piauí Da Redação/Jatobá do Piauí Imprimir postagem

Jatobá do Piauí

Da Redação/Jatobá do Piauí

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Da Redação/Jatobá do Piauí - com Jatobá do Piauí

Prefeitura de Jatobá do Piauí anuncia data para a Festa da Melancia

Evento já é tradicional e movimenta toda a região. Nos últimos anos vem atraindo a cobertura da imprensa nacional.

Criada há 14 anos, sendo um dos primeiros eventos do gênero no Piauí, a Festa da Melancia em Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina) já tem data para acontecer em 2016. Será dia 19 de março. O anúncio foi feito pelo prefeito Dalberto Rocha, depois de reunião com equipe de governo e parceiros.

 

O evento acontece no Galpão da Melancia, no Povoado Tamarindo, as margens da rodovia PI-320, que liga Jatobá à BR-434, em Campo Maior, a cidade-mãe.

 

A disputa para quem come mais a fruta é acirrada. Já teve agricultor que comou 8 kg da fruta

 

A festa vem crescendo a cada ano e despertando a atenção da imprensa nacional devido a atrações bem inusitadas como dançar com a melancia na cabeça e a competição do maior comedor da fruta. Na última edição, em 2014, a modelo Andressa Soares “Mulher Melancia” foi uma das atrações do evento ao gravar matéria para a TV Record.

Melancia mais pesada da última festa pesou 24,25 kg e foi arrematada por R$ 1.500,00. Andressa Soares foi a leiloeira

 

No ano passado a festa não aconteceu devido à baixa produtividade e os plantadores decidiram em reunião, que o município não tinha o que comemorar.

Escolha da "Rainha da Melancia" é outro momento muito esperado pelo público

 

EMBRAPA DESENVOLVE PROJETO NO MUNICÍPIO

Nos últimos anos uma praga vem prejudicando a safra. O complexo sintomatológico é denominado pelos produtores como “rabo de raposa”, queima foliar “fruto fofo”, mas agrônomos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) analisaram amostras do solo, raízes, caule, folhas, meristema e frutos de plantas afetadas.

 

Laudo de avaliação fitossanitária mostrou que um conjunto de fatores vem prejudicando a frutas. Tripes, Mosaico (virose) da melancia e seu vetor; Mancha de cercóspora (Cercospora citrullina); e Síndrome hídrica (fluxo irregular de água ao longo do desenvolvimento dos frutos) são as principais causas.

 

Já foram feitas três oficinas com plantadores de melancia ao longo do ano passado e agora começa a ser desenvolvido um grupo de acompanhamento das plantações, inclusive com um pelotão mirim com jovens capacitados para identificar, com antecedências a praga dos pulgões e tripés, principal causador do amarelamento das folhas, que acaba impedido o desenvolvimento satisfatório do fruto.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.