Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:29

DISPUTA: Saiba como ocorrerá a eleição suplementar para prefeito neste domingo (03) em Juazeiro (PI)

Confira todos os preparativos para as eleições suplementares para prefeito e veja qual candidato está liderando as pesquisas eleitorais.

 

Ocorrerá no próximo domingo (03) de outubro, a eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Juazeiro do Piauí. A decisão de refazer a eleição, foi determinada após o prefeito eleito Tonho Veríssimo ter tido sua candidatura indeferida por ser condenado por operar uma rádio clandestina e por isso ficou proibido de ser diplomado e tomar posse.

Devido o agravamento da pandemia, as eleições que ocorreriam no dia 11 de abril de 2021, tiveram que ser adiadas para o dia 03 de outubro, por meio de uma suspensão, decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI).

Ao longo deste tempo sem prefeito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Edmilson Reis, assumiu interinamente a prefeitura em janeiro de 2021 até a diplomação do novo eleito. A votação terá início às 7 horas e será encerrada às 17 horas, quando inicia a apuração.

CANDIDATOS

Dois candidatos vão disputar as eleições suplementares do município de Juazeiro do Piauí, que estão marcadas para o dia 3 de outubro, são eles: Cristiano Galdino (PSD) e Wilson Gomes (PCdoB), que foi eleito vice na chapa de Tonho Veríssimo (PT) que teve a candidatura indeferida e não tomou posse como prefeito.

Segundo pesquisa eleitoral realizada entre os dias 11 e 12 de setembro e divulgada no dia 23 pelo Instituto Credibilidade, apontaram uma forte tendência de vitória do candidato Wilson Gomes, do PCdoB, sobre o concorrente Cristiano Galdino, do PSD.

LEIA MAIS - Wilson Gomes tem 55% contra 23% de Cristiano, diz pesquisa; indecisos são 20%

De acordo com o levantamento, na zona urbana do município, Wilson Gomes aparece com 55,88% das intenções de votos, ante 23,53% de Cristiano. Não sabe/não opinou somam 20,59%. Nesta região, foram ouvidas 102 pessoas.

Somando os números de zona urbana e rural, os números não mudam. Dos 270 entrevistados, 149 declaram votar no candidato do PCdoB, o equivalente a 55,19%, contra 63 que falaram votar em Cristiano, o que representa 23.33%.

PREPARATIVOS

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realizou uma reunião nesta semana com o comitê de segurança para definir os últimos ajustes antes das eleições. A segurança contará comas forças da Polícia Federal e Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Civil.

A partir desta terça-feira (28) até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. Também é o último dia para propagandas eleitorais e debates.