Curta a nossa página
 
13/09 11h08 2021 Você está aqui: Home / Castelo do Piauí Redação/Castelo do PI Imprimir postagem

Castelo do Piauí

Redação/Castelo do PI

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Redação/Castelo do PI - com Castelo do Piauí

N.S.do Desterro foi roubada: Relembre a história do furto da imagem da padroeira de Castelo do Piauí

A devoção à Nossa Senhora do Desterro é secular. Em 2017, a Paróquia local celebrou o ano jubilar pelos 275 anos da sua instalação. A cidade de Castelo do Piauí é uma das mais antigas do estado e desde a formação dos primeiros núcleos de povoamento na região, tem-se notícia da romaria em honra à Nossa senhora do Desterro.

A imagem de Nossa Senhora do Desterro é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco e data do ano de 1684. E considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil, tendo o seu valor estimado em cerca de R$ 2 milhões. O ícone religioso já chegou a ser furtado na madrugada do dia 06 de abril de 1979. A Diocese de Campo Maior mobilizou uma equipe de investigação com a missão de encontrar a imagem tão querida pelos castelenses. Ela foi levada por dois homens, do interior do templo, cujo acesso foi possibilitado devido a uma das portas não ter sido fechada.

Os investigadores resolveram o caso em meados de julho de 1979. A peça foi encontrada em São Luís do Maranhão, já pronta para embarcar num navio rumo ao Rio de Janeiro. Após ter sido encontrada, os responsáveis pelo crime foram presos e a imagem trazida para Castelo do Piauí, tendo sido recepcionada pelos moradores na entrada da cidade. A imagem seguiu em procissão levada por um caminhão do Corpo de Bombeiros.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados