Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:57

Prefeito Murilo Bandeira faz homenagem aos 29 anos do município de Sigefredo Pacheco (PI)

De acordo com a prefeitura, devido a pandemia da Covid-19, o município não terá comemorações.

 História: Túnel do Tempo/ Fotos: Reprodução

Nesta quinta-feira (29), a cidade de Sigefredo Pacheco (PI), localizada à 176 km da capital Teresina, comemora 29 anos de emancipação. Fundada em 29 de abril de 1992, o município que tem cerca de 10.041 habitantes, era denominado de "Conceição", o novo nome foi dado em homenagem ao político Sigefredo Pacheco, que após ser um povoado, passou a ser um município. De acordo com a prefeitura, devido a pandemia da Covid-19, o município não terá comemorações.

Em entrevista ao Em Foco, o prefeito eleito com 52,83% dos votos, nas eleições 2020, Murilo Bandeira (PP), deixou sua homenagem aos 29 anos do município, confira:

"Nossa Sigefredo Pacheco, hoje, completa 29 anos de emancipação política e sem dúvida alguma, o maior presente é da população que é batalhadora, trabalhadora, acolhedora, homens e mulheres humildes que tem uma força de vontade gigantesca, no sentido de crescer e de avançar a cada dia.

E hoje, graças a Deus, tenho a oportunidade de ser gestor desse município, de ter sido eleito prefeito e governar essa cidade com responsabilidade. Esse é o nosso compromisso. Muitos avanços, nós já tivemos, nesses pouco mais de cem dias de Governo, onde nós já trouxemos asfalto,calçamento, reformas em escolas, nós já fizemos a ampliação de sistemas de abastecimento de água, enfim, e temos outros, vários projetos pela frente, como de praça, construção de orla, do açude, construção de calçamentos, nessa parceria com representantes do Governo Estadual e Federal.

Portanto, queremos fazer o melhor para nossa terra. E hoje, quero deixar aqui os parabéns aos nossos munícipes, a ao nosso povo, a população que merece respeito, uma população que merece acima de tudo o compromisso de um gestor que vem pra respeitar.

Estamos vivendo um momento difícil, que é um momento de pandemia, mas graças a Deus, nós temos tomado atitudes voltadas para o desenvolvimento da terra e assim faremos todos os dias do nosso mandato, todos os dias do nosso governo.

Quero agradecer a essa população humilde e dizer que vamos estar sempre à disposição. Parabéns, Sigefredo Pacheco, nossa querida e amada,  terra de desenvolvimento, uma terra que está em ascensão e que nós não iremos medir esforços no sentido de crescer e de avançar cada vez mais em todos os setores, na saúde, na educação, no desenvolvimento econômico e na infraestrutura do nosso município".

Murilo Bandeira
Prefeito de Sigefredo Pacheco (PI)

 

HISTÓRIA

A cidade de Sigefredo Pacheco foi a primeira a ser desmembrada como município de Campo Maior, no dia 21 de abril de 1992, antes da criação do município o povoado denominava-se  “Conceição”. O novo nome foi dado em homenagem ao político Sigefredo Pacheco. Sua população é estimada em cerca de 10.041 habitantes. José Pereira de Oliveira (Zeca Pereira) foi o primeiro prefeito da cidade de Sigefredo Pacheco, ele governou de 1993 a 1996, como prefeito ele deixou construído o prédio da prefeitura, conseguiu o primeiro ônibus escolar. Nasceu no dia 18 de maio de 1936 e faleceu no dia 04 de agosto de 2005.

O segundo prefeito de Sigefredo Pacheco foi o ex-vereador de Campo Maior Raimundo Pereira Neto, deixando como Sucessor César Medeiros. Mas em outubro de 2004 a população elegeu o vereador e presidente da Câmara Municipal, João Pereira Gomes Neto, que governou até o janeiro de 2011, no dia 24 de janeiro de 2011 o Tribunal Regional Eleitoral o cassou por unanimidade, João Gomes foi acusado de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos na eleição de 2008).

No dia 22 de março de 2011, o vereador Vicente Mauro Carvalho (Pituca) presidente da Câmara Municipal assumiu o comando do executivo municipal por 55 dias para realização de uma eleição suplementar. No dia 15 de maio de 2011, o vereador Raimundo Martins Sampaio (Neto Sampaio) apoiado pelo prefeito cassado João Gomes vence a eleição suplementar e se torna prefeito até o dia 03 de outubro.

O vereador Oscar Bandeira venceu a eleição municipal e tomou posse no dia 04 de janeiro de 2013 como novo prefeito da cidade de Sigefredo Pacheco, ele governou até dezembro de 2016. Nas eleições 2020, Oscar Bandeira, apoiou o ex-secretário de educação, Murilo Bandeira que venceu, com 52,83% dos votos, sendo atualmente o prefeito de Sigefredo Pacheco, até 2024.

FM Imperial de Pedro II - Prefeito Oscar Bandeira e Secretrio Murilo  Bandeira confirmam reajuste do piso nacional do magistrio.
Ex- prefeito, Oscar Bandeira e o atual prefeito, Murilo Bandeira.