Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:28

Confira o balanço das vacinações em Castelo do Piauí, São Miguel do Tapuio e Buriti dos Montes

 Foto Ilustrativa

Chega hoje, segunda-feira, 25, na cidade de Castelo do Piauí, um outro lote de doses com vacina de combate ao novo Coronavirus. A imunização, que continua na fase de prioridade para os funcionários que atuam na área de saúde do município, será feita em mais 60 profissionais, totalizando 132 funcionários já vacinados.

O anúncio da chegada das 60 doses foi feito pela Secretária de Saúde de Castelo, Leila Soares, que informou ainda ontem, domingo, o recebimento das doses da vacina AstraZeneca/Oxford pela Regional de Saúde de Campo Maior.

Na cidade de São Miguel do Tapuio, chegarão 70 novas doses, também da vacina AstraZeneca. Segundo a equipe de saúde do município, será seguido o mesmo protocolo dos órgãos de saude, com a primeira etapa do Plano de Imunização, com a vacinação dos profissionais de saúde. Embora tenha uma população menor que Castelo, a cidade recebe mais doses por ter uma situação mais delicada, positividando diariamente um novo caso.

Já em Buriti dos Montes, chegarão novas 30 doses de vacina contra o Covid-19, a mesma produzida produzida na parceria entre a Universidade de Oxford e o conglomerados farmacêutico anglo-sueco AstraZeneca. Através das redes sociais, a Prefeitura Municipal lançou nota informando que seguirá as diretrizes e determinações do Plano Nacional de Imunização da Vacinação contra a COVID-19. Segundo a nota, serão divulgados todos os nomes das pessoas que receberão a vacinação.

O governador Wellington Dias destacou que o Piauí está trabalhando para que um maior número de pessoas sejam vacinadas. “Nosso objetivo é imunizar o maior número de pessoas e, agora, vamos seguir com a Conronavac e Astrazeneca vacinando no estado os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente, também aquelas que atendam aos critérios da comorbidade, idade e as que estão em asilos, nos 224 municípios”, explicou.

Sobre as remessas da segunda dose, Dias informou que, após decisão em conjunto com o Fórum de Governadores e com a garantia dada pelo Ministério da Saúde, o governo irá utilizar os 24 mil imunizante da Astrazeneca para aplicar a primeira dose. “Ontem (23) à noite, tomamos uma decisão em conjunto com o Fórum dos Governadores, a Fiocruz, Anvisa e Ministério da Saúde, que vamos aplicar estas vacinas como uma primeira dose. Temos a garantia e orientação do ministério de que vamos receber as novas remessas previstas para fevereiro”, informou.