Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:16

Município de Buriti dos Montes sofre com queimadas e prefeitura emite nota de esclarecimento

 Foto: registo de popular

A Prefeitura do município de Buriti dos Montes vinha sendo cobrada pela resolução dos casos de queimada que vem acontecendo com frequência na cidade. Com isso, através da Secretaria de Meio Ambiente e sua nova secretária, a prefeitura emitiu uma nota de esclarecimento.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Antonia Camila Dias Loiola, disse que recebeu a pasta há menos de 10 dias e que ainda está tomando conhecimento das Leis Municipais e da existência dos Conselhos Municipais que deliberam sobre o assunto.

Disse ainda que as queimadas são uma forma de impacto ambiental, sujeita a punições e multas, de acordo com a Lei Municipal nº 314, de 01 de março de 2018, que institui o Código Ambiental Municipal e dá outras providencias, e que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá cumprir e fazer cumprir as leis existentes na preservação e conservação do Meio Ambiente.

Ainda segundo a nota, inicialmente serão feitas palestras educativas nas escolas e com os produtores rurais, além da busca de recursos para implantação de equipes de controle, acompanhamento e fiscalização das queimadas em nosso Município, além de combater aos focos de incêndios no lixão, tendo em vista que tais focos encontram-se por baixo das camadas de lixo, visando com isso obter maior eficiência no combate às queimadas.

“As medidas preventivas e de conscientização da população serão realizadas através de campanhas educativas sobre as queimadas, bem como buscar parceiras para que os extensionistas rurais (Técnicos Agrícolas) realizem um trabalho de orientação e monitoramento às famílias que desenvolvem a Agricultura Familiar Rural, especialmente em áreas com maiores ocorrências de queimada desordenadas, ajudando no combate da prática poluidora, com isso buscando manter um meio ambiente equilibrado e que proporcione qualidade de vida aos munícipes” concluiu a nota.