Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:50

Prefeitura de Jatobá/PI não divulga boletim Covid-19 há 11 dias e município tem 7 novos casos, segundo SESAPI

A transparência dos dados da saúde pública é direito dos cidadãos e as autoridades devem fornecer para todos.

 

A secretária de saúde do município de Jatobá/PI, está há onze dias sem postar boletim informando sobre a evolução do Covid-19 no munícipio. O último boletim postado pela secretária foi no dia 20 de novembro, contendo 215 notificados, 169 descartado, 56 confirmados, 50 altas médicas e 01 óbito. Desde então, nem a secretaria e nem a prefeitura informou sobre a evolução dos casos em seus perfis oficiais. 

No perfil oficial da prefeitura, a última divulgação de boletim aconteceu no dia 24 de outubro, em virtude de uma polêmica que estava acontecendo no município, de que as autoridades estariam inventando aumentos absurdos de caso de Covid-19 para que, durante o período eleitoral um candidato que estava concorrendo a prefeitura não fizesse seus eventos eleitorais.

A confirmação de que há omissão dos dados veio por meio do boletim emitido nesta segunda-feira (30) pela Secretária de Saúde do Piauí – SESAPI, onde é possivel ver que houve um aumento de 07 novos casos em Jatobá, subindo o número de confirmados para 63.

De acordo com informações, pelo menos cinco pessoas estariam contaminadas somente na zona urbana e essa omissão de dados tem gerado preocupação nos moradores que ficam sem informações oficiais, prejudicando mais ainda a contenção da doença. A transparência dos dados da saúde pública é direito dos cidadãos e as autoridades devem fornecer para todos.

O OUTRO LADO

O EM FOCO entrou em contato com a Secretária de Saúde e a mesma repassou para a coordenadora de Vigilância Sanitária mas não obtivemos resposta. O espaço fica aberto para os esclarecimentos.

DADOS DA SESAPI: