Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:04

Na região de Campo Maior, vereadores não se elegeram por 2 votos e teve até empate

 Em Foco

O Em Foco fez pesquisa baseada em dados do Tribunal Superior Eleitoral sobre a condição de votação de candidatos a vereadores nos 16 municípios que compõem o “Território dos Carnaubais”, mais a cidades de Coivaras. Em 9 dos 17 municípios pesquisados houveram situações curiosas.

Em Boa Hora foram 4 votos de diferença; Boqueirão do Piauí, 2 e 6 votos para duas vagas; Castelo do Piauí, 2 votos separou o eleito do suplente; Em Nossa Senhora de Nazaré 6 votos. Em Sigefredo Pacheco, além de a diferença ter sido de 2 votos do eleito, o suplente foi o 5º candidato mais votado no município.

No município de Coivaras, dois candidatos empataram em número de votos e foi a idade quem decidiu o eleito e o suplente.

VEJA CADA SITUAÇÃO 

Em Boa Hora apenas 4 votos separaram o eleito Frank Ribeiro (REPUBLICANOS) do seu primeiro suplente, o Carlão. 214 a 210.

Em Boqueirão do Piauí o PP fez três candidatos e a diferença da Enfermeira Ângela Cristina para o primeiro suplente, Zeca Pinto foi de apenas 2 votos. 260 a 258. Ainda por lá, o Republicanos fez uma cadeira na câmara e a vaga ficou com o professor Fabio. O professor Valdeck, primeiro suplente do partido, ficou a 6 votos da vaga: 102 a 96.

Em Cabeceiras do Piauí o PP fez três candidatos e a diferença de Kiane Oliveira para seu primeiro suplente, Filho Lages, foi de apenas 7 votos: 218 a 211. Ainda em Cabeceiras um fato curioso. O candidato Zé Vicente (PSDB) entrou na disputa sozinho em seu partido. Atingiu 158 e foi eleito. Ele ficou atrás de sete candidatos não eleitos. Basta observar que o primeiro colocado entre os vereadores, David (PSD) alcançou 639 votos.

Em Castelo do Piauí o MDB elegeu dois vereadores e a diferença entre o Marcelo Mineiro e o primeiro suplente da sigla, Rossi Melo, foi de apenas 2 votos: 309 a 307 votos. O mesmo cenário foi vivido pela Professora Lúcia Helena (PP) que ficou na primeira suplência do PP. A ultimas das duas vagas do partido foi ocupada por Adalberto Neirane que tirou 373 votos. Lucia ficou com 271.

Em Jatobá do Piauí a diferença foi de 10 votos entre o candidato eleito Jermiray Andrade (PP) e o primeiro suplente do partido, o ex-vereador Neto Fogo: 215 a 205.

Em Nossa Senhora de Nazaré pode se dizer que não houve disputa entre situação e oposição para a câmara de vereadores. O grupo do prefeito eleito Zé Henrique (PSD) elegeu os nove candidatos. Mas dentro do próprio grupo teve vitorias apertadas. Geraldo Magela (PSD) por exemplo, atingiu 212 e ficou na primeira suplência do partido, 6 votos a menos que Tuíca, com 218 o último dos três vereadores eleitos pelo partido.

Em Novo Santo Antonio apenas dois partidos, PT e MDB disputaram a eleição, tanto majoritário, quanto proposital. O PT elegeu 5 e o MDB elegeu 4 vereadores. A disputa acirrada por vaga ficou com o PT. Valdinar Confecções, ultimo eleito pelo partido, ficou a apenas 3 votos do primeiro suplente, Raimundo Dió: 248 a 245.

Em Sigefredo Pacheco foi uma sequência de fatos curiosos. O PP elegeu três parlamentares e o primeiro suplente da sigla, Professor Albertone, com 443 votos foi o quinto vereador mais votado no município, mas ficou de fora. A última vaga do partido ficou com Dasdores Leite que tirou 445 votos, apenas 2 a mais que Albertone.

AINDA NA REGIÃO

No município de Coivaras, que não pertence a “Região dos Carnaubais”, mas é também área de cobertura jornalística do Em Foco, teve um empate entre dois candidatos e a idade decidiu o eleito. Dona Lúcia e Yuri Magalhães, ambos do PSD, atingiram 188 votos. Dona Lúcia nasceu em 1963 e ficou com a vaga, já que Yuri nasceu em 1983.

Ainda na disputa na cidade, Jose Pereira (PT) eleito com 187 votos, ficou a apenas 5 do primeiro suplente do partido, Danilo Santos, que atingiu 183 votos.