Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:37

Eleitor é pressionado a devolver dinheiro que teria recebido de candidato em Jatobá/PI

No estado, apesar de não serem tão noticiados, não são raros os casos de eleitores que enfrentam problemas com a Justiça por terem vendido voto.

 

Mais uma polêmica envolvendo candidatos nestas eleições de 2020. Agora é o candidato à prefeito, Zé Carlos (PT) do município de Jatobá do Piauí. 

De acordo com um áudio que circula nas redes sociais, um líder político, identificado como Lindomar, aliado do candidato do PT, é acusado de pressionar um homem identificado como Jair, que teria recebido uma quantia em dinheiro para votar em Zé Carlos. 

No áudio, Lindomar explica que o prefeito teria pedido de volta o dinheiro, após saber que o eleitor, iria votar no candidato de oposição e ainda insinua que o homem vá pedir ao candidato oponente o dinheiro para pagar a tal dívida. 

O QUE DIZ A LEI?

A compra e venda de votos é crime eleitoral que pode causar a inelegibilidade por até 8 anos do candidato e até a prisão dos envolvidos, segundo o art. 41-A das leis das eleições (N° 9.504/1997).

Para quem vende o voto, essa infração que está prevista no artigo 299 do Código Eleitoral, a pena prevista para este tipo de ato é de reclusão (até quatro anos) e pagamento de multa.  No estado, apesar de não serem tão noticiados, não são raros os casos de eleitores que enfrentam problemas com a Justiça por terem vendido voto.

OUÇA O ÁUDIO:

VERSÃO DO LINDOMAR

Como reza o bom jornalismo, o Em Foco buscou ouvir todas as partes envolvidas na denuncia. O líder político Lindomar confirmou que efetuou o pagamento, mas que o dinheiro seria para ele trabalhar no comitê de campanha do candidato Zé Carlos. Ele não respondeu se o dinheiro foi pago corretamente através da conta do candidato.

VERSÃO DO PREFEITO 

Entramos em contato com o Prefeito Zé Carlos, mas até o fechamento desta matéria, ele não havia nos respondido. O espaço permanece aberto caso ele ou sua assessoria queira explicar o fato.

VERSÃO DO ELEITOR

Tentamos também contato com o eleitor que teria recebido o valor, mas este não foi localizado pela nossa reportagem.