Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:11

Eleições 2020: Conheça os planos de governo dos candidatos à prefeitura de Cocal de Telha

 Em Foco

Na cidade de Cocal de Telha, dois nomes irão concorrer ao caro de prefeito nas eleições de 2020, são eles: o vereador Dr. Marcos Vinícius, candidato pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), e a também vereadora, Karyne do Rodrigão, que concorre pelo Partido Progressistas (PP), com o apoio da atual prefeita, Ana Célia da Costa.

Tendo como base os planos de governo apresentados por cada candidato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Em Foco elaborou um resumo contendo algumas das propostas. Veja abaixo em ordem alfabética.

Dr. Marcos Vinícius (PSB – 40)

SAÚDE:

O candidato pretende realizar a ampliação dos serviços de saúde em atenção primária (PSF, unidades básicas de saúde.

Analisar a viabilidade temporal e introduzir no município os programas do Ministério da Saúde: Programa Brasil Sorridente, Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), Programa de Internação Domiciliar (PID), Farmácia Popular, SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), Hiperdia, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), Saúde do Idoso, Saúde da Mulher.

Lançar no município um programa de educação de saúde preventiva junto a todas as escolas. Assegurar a todos, no plano municipal, a atenção pelos métodos complementares de auxílio diagnóstico e terapêutico, visando ao pronto restabelecimento da saúde e implantação do Plano de Carreira dos Servidores da Saúde.

EDUCAÇÃO:

Melhoria da rede física das escolas, climatizar todas as escolas municipais, oferecer merenda escolar de qualidade e interface com um programa de fortalecimento da agricultura familiar em no município.

Aumentar a oferta de vagas na rede municipal de ensino, com critérios de acesso democrático e transparente, promovendo a permanência dos alunos e desenvolvendo esforços pela ampliação gradual da oferta. Criação de escolas que possam oferecer cursos profissionalizantes para jovens e adultos, construção de creches e escolas de educação infantil visando assegurar o pleno atendimento da demanda.

CULTURA:

Criar um programa de Fomento às Artes em Cocal de Telha, que dará apoio a iniciativas nas linguagens teatral, musical, literária, coreográfica, plástica e das culturas populares tradicionais e contemporâneas. Construção de um espaço cultural na Sede, para a realização de eventos festivos e culturais do município.

ESPORTE:

Construir um Parque para a cidade, fortalecer as práticas esportivas na rede de escolas municipais, começando pela iniciação esportiva, passando pela disseminação do esporte em larga escala e em diferentes modalidades, até a descoberta de talentos para o esporte competitivo. Construção de centros esportivos regionais, construção de um estádio de futebol na sede e construção de quadras esportivas.

EMPREGO:

Estimular as iniciativas associativas, por meio de grupos de produção, comercialização, compras compartilhadas, cadeias produtivas, associações e cooperativas nos diversos setores da economia. Aproveitar as belezas naturais de Cocal de Telha e investir em cultura e turismo, para gerar emprego e renda ao município

INFTAESTRUTURA:

Construção de um aterro sanitário, construção de um matadouro público, revitalizar as estradas do município, o centro da cidade e a Avenida Getúlio Vargas. Revitalizar e urbanizar as Lagoas e seus mananciais.

Karyne do Rodrigão (PP – 11)

OBRAS E INFRAESTRUTURA:

Caso seja eleita, Karine Rodrigão pretende construir uma praça de evento, implantar redutores de velocidades em vias urbanas, construir um galpão para frota Municipal (garagem), e realizar a construção de um cemitério na zona urbana.

Ampliação de calcamento em vias urbanas e construção de calcamento nas principais ruas dos povoados. Asfaltamento das principais ruas da cidade e construção do mercado municipal. Construção em parceria com os governos estadual e federal de novas unidades habitacionais.

SAÚDE:

Trabalhar a humanização no atendimento à saúde, implantar atendimento médico durante a noite e nos fins de semana na UBAS Ageu Batista Rangel, disponibilizar uma ambulância para o PS Constantino Machado Cunha na Localidade Sambaibinha. Aquisição de uma ambulância equipada para situações de emergência.

EDUAÇÃO:

Promoção de melhoria na estrutura física e nos equipamentos das escolas municipais, garantia de transporte digno e eficiente aos estudantes que se deslocam dos povoados para sede do município. Realização de curso de formação continuada para os professores. Implantação de transporte para os alunos universitário.

ASSISTENCIA SOCIAL:

Construir políticas públicas para a valorização, proteção e promoção das pessoas da Terceira Idade, garantir o atendimento prioritário dos idosos em todos os serviços públicos, especialmente na área da saúde e desenvolver ações contínuas de saúde preventiva, implantação do PADI (Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso) com os profissionais (fisioterapeuta, psicólogo, assistente social).

CULTURA E LAZER:

Incentivar a realização de Festas Populares, como (Festival Junino, Semana Cultural e Concurso de danças. Apoiar a realização de eventos oficiais (carnaval, natal e réveillon), manter a Feira do Bode e implantar a Festa da Farinha e do Festa do Caju.

ESPORTE:

Criar o calendário anual esportivo, incentivar as práticas de esportes e realizações de eventos esportivos (passeios clíticos, maratonas, torneios e competições entre escolas). Construir o estádio municipal.

MEIO AMBIENTE:

Intensificar os esforços para a construção do Aterro Sanitário. Revitalizar espaços públicos, como praças e jardins com base em conceitos ecologicamente corretos. Implantar o programa de monitoramento das atividades poluidoras (queimadas e etc.) no município.