Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:38

Castelo do Piauí tem queda na qualidade do ensino nos anos inicias, aponta IDEB

 Foto: arquivo/2017. Divulgação/Prefeitura

A Educação municipal em Castelo do Piauí regrediu nos últimos dois anos nos anos iniciais até a 4ª série / 5º ano. É o que aponta os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) divulgados nessa terça-feira pelo Ministério da Educação.

O município estava com nota 7.3 em 2017 e voltou para 6.7. Ou seja, a nota diminuiu em 0.6. Mesmo assim, o número é bem acima da meta projetada pelo MEC para 2019 que era de 4.9. Do IDEB de 2015 para o de 2017, o município havia dado um salto de 1.3.

Já nos anos finais, o município saiu de 5.4 para 5.7. e ficou dentro da margem de 0.3 de crescimento apresentado desde 2013. A meta para 2019 nos anos finais era 5.5.

O QUE DIZ A GESTÃO

A secretária municipal de Educação Idala Moreira, ouvida pelo Em Foco, atribuiu a queda nos anos iniciais a diversos fatores, mas destaca que o município não teve uma grande perda, e a qualidade foi mantida, além de ter aumentado a nota nos anos finais.

“O trabalho foi feito da mesma forma, mas se manter em primeiro lugar é muito difícil. Mas estamos muito felizes. Ainda ficamos entre as 10 maiores notas do Piauí e a segundo maior do Território dos Carnaubais” disse.

A evasão escola e a reprovação são fatores colocados pelo próprio MEC como determinantes para a nota IDEB. A secretaria disse que o município não tem evasão, mas que o índice de reprovação aumento em pelo menos duas escolas.

Não estamos culpando nenhum fator. Mas passamos por muitos dificuldades durante o ano [de 2019]. Um período chegou a suspenso por conta das chuvas. Não posso dizer que foi isso, mas em uma análise geral, podemos dizer que foi um conjunto de coisas que aconteceram, mas estamos otimistas. Agradeço demais aos professores, diretores, coordenadores, alunos, porque sem eles não teríamos esse sucesso”, concluiu.