Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:21

Município de Coivaras fica entre as cinco melhores notas no IDEB do Piauí

 Alunos de Coivaras em formação do PROERD. Fotos: Redes sociais

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou nesta terça-feira o IDEB-2019, índice de desenvolvimento da Educação, que avalia o desempenho de estudantes de todo o Brasil na educação básica brasileira.

O Brasil bateu e meta estabelecida para os anos iniciais (até o 5ª ano) pela sétima vez seguida desde que o índice foi criado em 2005, mas ficou devendo nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) pela quarta vez consecutiva. A meta era 5,2 e a media nacional ficou em 4,9.

Já no ensino médio, a avaliação também não atingiu a meta. Por estados, apenas Goiás e o Distrito Federal conseguiram atingir a projeção. O Piauí, por exemplo, tinha meta 4,5 e ficou em 4,0.

MUNICÍPIOS SE DESTACAM

Dos 224 municípios do Piauí, 71 não atingiram a média projetada, ou o número de participantes na prova do SAEB foi insuficiente para que os resultados fossem divulgados. Em contra partida, municípios tiveram saltos espetaculares nas notas com 1,0 ou mais nos anos iniciais.

O município de São João da Canabrava, na região sul do Piauí, pulou de 5,0 para 7,1. Ou seja, 2,1; São Miguel da Baixa Grande, de 4,5 para 5,8; Miguel Leão de 3,5 para 4,8; e Bom Jesus, de 6,3 para 7,5, ambos na região sul do Piauí, tiveram índices bem acima da média quando o assunto foi aumento na nota. Além de aumento de 1.2, umas das melhores do Piauí, Bom Jesus também tem a melhor nota final com 7.5. 

COIVARAS TEVE MELHOR AUMENTO NA NOTA ENTRE OS MUNICÍPIOS DO NORTE DO PIAUÍ

Na região norte do Piauí o destaque nos anos iniciais, com realação ao aumento na nota, foi o município de Coivaras, na microrregião de Teresina que pulou de 4.7 para 5.7, alcançando 1.0. Vale ressaltar que na média geral, o município também foi muito bem, já que a meta projetada para 2019 era de 4.9. Com os 5.7, o município já supera, assim, a meta projetada para 2021 que é de 5.2.

Emancipado em 1992 e com 4.020 habitantes, o município investiu em valorização de professores e alunos, segundo a secretaria de educação.

O município criou uma lei que autoriza a premiação em dinheiro, no valor de 1,5 salários mínimos, o melhor aluno da rede municipal, ao final do ano letivo; e premia com 1 salário mínimo os melhores alunos de cada escola. Além de meio salário mínimo para o segundo melhor aluno de cada escola.

Alunos que se destacam recebem premiação em dinheoro na rede municiapal de Coivaras

Segundo a Secretaria de Educação, também foi investido em formação, capacitação e formação continuada de professores e gestões escolares, melhorias em transportes, merenda escolar de qualidade, valorizando também produtos da Agricultura Familiar, e valorização do magistério com salários em dia, décimo terceiro e terço de férias.

A Secretaria de Educação disse ainda que tem investido também no estímulo para os alunos para ingressarem em cursos técnicos e superiores, como o preparatório PRÉ-IFPI, na formação cidadã, como a parceira com a Polícia Militar, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD.

Alunos da rede municipal de Coivaras paraticipam de projetos extracurricular

Outro município de destaque na região norte do Piauí com relação ao salto na nota nos anos iniciais foi Cajueiro da Praia, no litoral, que saiu da nota 3,8 em 2017, para 4,8 em 2019, atingindo 1.0 de diferença.

A avaliação que se faz é que a educação básica brasileira ainda tem muitos obstáculos a serem ultrapassado, mas tem melhorado, sobretudo em municípios onde os gestores levam a serio a educação, criando condições adequadas para os estudantes, desde o transporte escolar a merenda, as salas de aulas, chegando à valorização dos profissionais, desde o vigia passando pela direção e chegado ao professor na sala de aula.