Curta a nossa página
 
10/09 12h40 2020 Você está aqui: Home / Altos e Região Altos e Região Imprimir postagem

Altos e Região

Altos e Região

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Altos e Região - com Altos e Região

ALTOS: Pesquisa que Carlim Leal aparece na frente foi comprada por R$ 9 mil; Saiba quem pagou

Uma pesquisa divulgada em Altos (PI) nesta quarta-feira (09/09) pelo Instituto Amostragem foi comprada pelo suplente de deputado estadual Warton Lacerda do PT por R$ 9 mil reais. O que chamou atenção de todos é que apenas nesse levantamento o pré-candidato a Prefeito Carlim de Pau D’arco do PT aparece empatado tecnicamente com o pré-candidato oposicionista Maxwell da Mariinha (MDB), pois em todos os demais ele aparece em segundo e bem distante do primeiro colocado.

No cenário estimulado do Amostragem, Maxwell e Carlinhos aparecem empatados com 31% e Neto Delmiro aparece com 18,5%.

DADOS OMITIDOS

Na divulgação oficial, os dados da rejeição dos candidatos foram omitidos. O motivo é que o candidato da família Leal aparece como o mais rejeitado com 27,75%, seguido de Maxwell com 17,50% e Neto com 11%.

A pesquisa do Amostragem foi realizada no período de 1 a 3 de setembro e está registrada no TRE-PI sob o número PI-09898/2020.

DADOS DIVERGEM DE OUTROS LEVANTAMENTOS

Segundo a análise do cientista político Arnaldo Eugenio, “com base no princípio da razoabilidade, é possível identificar uma pesquisa eleitoral, estatisticamente, incongruente, quando numa coleta espontânea, o pré-candidato Carlinhos Leal (PT), simultaneamente, lidera com 25% das intenções de voto, tendo a maior rejeição da história do eleitorado de Altos: 27,75% de rejeição. Ou seja, o número daqueles que rejeitam é maior do que o número de intenções de votos”.

Em 2019 foram realizadas três pesquisas por institutos diferentes e em todos Maxwell aparece na dianteira. Os levantamentos não foram registrados junto ao TRE, pois não havia a obrigatoriedade. Já em 2020, foram divulgadas três pesquisas, sendo que duas confirmam o cenário das pesquisas anteriores com Maxwell na frente e apenas a do Amostragem comprada pelo Suplente de Deputado Warton Lacerta do PT o pré-candidato Carlim de Pau D’arco está empatado com Maxwell. Senão vejamos:

AGOSTO DE 2019

DATAMA(X): Maxwell da Mariinha aparece com 48,67%, Carlim Leal com 19% e Nerirrone Lacerda, atual vice-prefeito e que chegou a ser cotado como candidato do casal, ficou com apenas 15%. Nulo/branco tem 10,67, NS/NO (Não sabe ou não opina) tem 6,67.

NOVEMBRO DE 2019

MÉRITAS: Maxwell 39,96%, Carlinhos Leal 17,49%, Neto Delmiro 14,47%, Não sabe / Não opinou 20,09 e Branco ou nulo 7,99%.

MARÇO DE 2020

OPINAR: Maxwell da Mariinha manteve a dianteira com 53% da preferência dos altoenses, em segundo lugar apareciam empatados Neto Delmiro e Carlinho Leal com 19,67%, e em terceiro apareceu Marcio Fontenele com 3%. Nenhum/branco/nulo somaram 2,66%, e 2% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número: PI-02566/2020.

AGOSTO A SETEMBRO DE 2020

CREDIBILIDADE: Poucos dias antes da divulgação da pesquisa do Instituto Amostragem, o Instituto Credibilidade havia feito um levantamento estimulado onde Maxwell aparece em primeiro com 54%, Carlim em segundo com 25,14% e Neto com 7,71%. Os que não souberam ou quiseram opinar somam 10,86%. Os que anulariam o voto ou votariam em branco seriam 2,29%. Número no TSE: PI-00690/2020.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

A justiça eleitoral de Altos proibiu a veiculação da pesquisa do Instituto Credibilidade, mas silenciou sobre a pesquisa do Amostragem que foi comprada pelo esposo da prefeita e traz números totalmente distintos dos demais favorecendo o candidato da família do contratante.

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados